divulgaçãoFoto: divulgação

Corredor de 96 anos quebra recorde mundial nos 5 km

Atualizado em 09 de dezembro de 2016

O norte-americano Bob McAdam acaba de estabelecer um novo recorde mundial para a faixa etária 95 a 99 anos para a distância de 5 km. Durante a Turkey Day 5K, no dia 24 de novembro, no Colorado, o atleta de 96 anos completou o percurso em 48min19s, superando a marca anterior de 50min10s.

Os aplausos e gritos de “Go, Bob!” dos espectadores ajudaram o corredor a superar as adversidades. Nem mesmo a temperatura de -1ºC, os ventos de 20 km/h e uma elevação de mais de 1.500 metros foram suficientes para detê-lo.

No início, Bob não tinha certeza se seria capaz. Por ter muita dificuldade para enxergar, o aposentado não costumava correr na rua, apenas na esteira. Mas quando a coordenadora do centro fitness da comunidade onde mora fez o convite e disse que seria seus olhos na prova, ele topou o desafio.

 

 

Para se preparar para os 5 km, eles mapearam o percurso para saber onde haveria buracos e potenciais obstáculos. O treino, contudo, se deu na esteira, onde Bob andou o mais rápido que pôde (cerca de 9 km/h), sempre com uma inclinação de 7%. Ele queria chegar na prova preparado não apenas para cruzar a linha de chegada, mas também para bater o recorde mundial para sua faixa etária.

“Eu senti como se estivesse rastejando no final, mas estava muito feliz”, disse o atleta em entrevista para a Runner’s World. “Uma garotinha até veio pedir para tirar uma foto comigo”. A conquista o motivou tanto que ele já pensa em se inscrever para uma próxima prova e melhorar ainda mais o seu tempo. “Eu mais andei do que corri na Turkey Day 5K, então sei que posso melhorar. Talvez abaixar meu tempo para 45 minutos”, declarou.