Dica do especialista: velocidade na corrida com o Tempo Run

Atualizado em 19 de outubro de 2018
Mais em Treinamento

Quanto mais experiência um corredor vai adquirindo, mais rápido ele quer completar uma prova, independente da distância. Um ótimo treino para isso é o Tempo Run – também conhecido como treino ritmado ou intervalado de longa duração. “Neste exercício, o atleta corre em uma velocidade próxima do seu limiar anaeróbio [carga máxima de esforço que uma pessoa pode fazer] ou um pouco acima, por um tempo maior”, explica o treinador da assessoria esportiva 4any1, de São Paulo, Aulus Sellmer.

O treino é confundido por muitos com um intervalado comum, mas a diferença é que os tiros são mais longos, com o pace [tempo necessário para correr um quilômetro] igual ou próximo ao que o atleta pretende utilizar durante a corrida.

Geralmente, a distância dessa prática não passa de 5 km, mas em intensidade forte o tempo todo. “Depois de várias sessões de Tempo Run, você melhora o seu limiar anaeróbio, empurrando-o para mais próximo do seu VO2 máximo [capacidade máxima do corpo de usar oxigênio durante o exercício físico].” Quanto maior o limiar anaeróbio, mais tempo o corredor é capaz de manter o ritmo que pretende impor na prova.

Segundo o treinador, a iniciação nesse exercício é gradativa. “Começamos com treinamentos de cinco a dez minutos, para que o corredor se acostume”, diz. “Aos poucos, o tempo pode ir aumentando, à medida que o atleta melhore sua capacidade física.”

O Tempo Run é indicado para corredores intermediários e experientes, que querem melhorar cada vez mais seu ritmo de corrida. “Os iniciantes e inexperientes não têm noção do seu limiar anaeróbio, por isso, não indicamos esse treino para eles”, conta Sellmer.

Mesmo os atletas mais rodados não podem fazer esse tipo de exercício com tanta frequência. “Sugerimos uma vez por semana e, dependendo do nível do corredor, apenas uma vez a cada 15 dias”, afirma o treinador. Ou seja, é um treino com alto desgaste físico.

Vale a pena fazer um teste ergoespirométrico para descobrir o seu limiar anaeróbio e seu VO2 máximo. Assim, a prática do Tempo Run será mais segura.