Dieta aliada na luta contra o estresse e a ansiedade

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Nutrição

Você frequentemente se sente preocupado em excesso com alguma coisa? Fica irritado com coisas que poderiam ser relevadas? Tem insônia, irritabilidade ou dificuldade para se concentrar? Todos esses sintomas estão relacionados ao estresse e à ansiedade, uns dos problemas mais comuns hoje em dia, principalmente entre os brasileiros. Um levantamento feito em 2012 pela International Stress Management Association (Associação Internacional do Controle do Estresse) apontou o Brasil como o segundo país mais afetado pelo estresse no mundo, atrás apenas do Japão. Segundo a pesquisa, cerca de 70% da população brasileira sofre de altos níveis tensionais.

Tanto o estresse quanto a ansiedade podem ser aliviados por meio de mudanças no estilo de vida, praticando exercícios e dormindo bem. Mas hábitos alimentares saudáveis também podem fazer diferença na hora de se prevenir desses dois problemas. Dietas ricas em fibras, vitaminas e minerais são essenciais para controlar e reduzir os sintomas do estresse e da ansiedade.

LEIA MAIS
icon texto_menor VIDA SAUDÁVEL REDUZ MALES DO ESTRESSE

Hortaliças verde-escuras, peixes, frutos do mar, frutas cítricas como a laranja e a acerola, castanha-do-pará, chocolate, espinafre e alimentos ricos em vitamina do complexo B, como queijo minas, amêndoas, carnes, ovos, leite, banana, aveia e batata. Todos esses alimentos possuem  aminoácidos e vitaminas essenciais para o corpo, além da serotonina, que diminui a ansiedade e aumenta o sentimento de bem-estar.

Além do cuidado com a alimentação, quem busca o tratamento desses problemas deve ter o acompanhamento de um médico e um nutricionista e, claro, encontrar formas saudáveis e divertidas para diminuir a tensão constante.

(Fonte: Luana Stoduto, nutricionista do restaurante do Club Med, no Rio de Janeiro)