Doping: fundista brasileiro é suspenso provisoriamente

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Na segunda-feira (28 de julho), a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) emitiu comunicado oficial informando que o fundista Jamil da Silva Santos foi suspenso provisoriamente por uso de doping, a partir de 28 de julho de 2014, após testar positivo para  testosterona de origem exógena.

O laboratório do Instituto Armand-Frappier (Montreal, no Canadá), credenciado pela WADA/IAAF, comunicou à CBAt o resultado positivo na amostra da urina “A” do atleta, coletada no dia 3 de junho de 2014, em São Paulo (SP), em exame anti-doping fora de competição realizado pela CONAD/CBAt.

Após receber a informação do resultado desfavorável na amostra “A” de sua urina, no dia 16 de julho de 2014, Jamil da Silva Santos apresentou sua defesa no dia seguinte. Entretanto, a CBAt informou que as explicações do atleta, que abriu mão do exame de urina “B”, não foram aceitas.

Agora, de acordo com as regras da IAAF (Federação Internacional de Atletismo), o fundista tem até 14 dias para solicitar seu julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da CBAt.