ShutterstockFoto: Shutterstock

Alimentos torrados e os riscos que podem apresentar para a saúde

Atualizado em 27 de setembro de 2018
Mais em Nutrição

Um relatório científico publicado pela Agência de Normas Alimentares do Reino Unido (FSA) alerta para riscos para a saúde ao consumir alimentos torrados, ricos em amido. Ao serem preparados em altas temperaturas (acima de 120ºC), torradas, pães, biscoitos crocantes, batatas assadas ou fritas e cereais variados liberam a acrilamida, substância presente nesses alimentos e que faz parte da lista de produtos provavelmente carcinogênicos  (mesma lista em que entrou o bacon e outros embutidos, recentemente)  estabelecida pela  Organização Mundial da Saúde  (OMS).

Os alimentos torrados ficam com uma cor escurecida, característica que indica a presença da acrilamida. Segundo a Agência, os efeitos dependem da quantidade ingerida e o relatório não recomenda a interrupção do consumo, apenas que as pessoas tomem alguns cuidados simples para limitar a formação dessa substância durante o preparo.

 

 

No relatório, a Agência recomendou alguns cuidados na hora de preparar os alimentos ricos em amido, como a retirada do calor assim que estiverem levemente dourados, mas com a cor clara. Se os produtos forem industrializados, siga as instruções do fabricante.

 

*Fontes:  Agência de Normas Alimentares do Reino Unido (FSA),  Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (Iarc, OMS).