Trocar sal por ervas e especiarias ajuda a reduzir consumo de sódio, diz estudo

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Nutrição

Pesquisadores da Universidade da Califórnia (Estados Unidos) descobriram uma forma de reduzir o consumo de sódio. Quando consumido em excesso, o nutriente, que pode ser encontrado no sal de cozinha e em grande parte dos alimentos, pode acarretar em diversas doenças, como a hipertensão arterial, problemas renais e cardíacos. 

Na primeira parte do estudo, os 55 participantes fizeram uma dieta com baixos níveis de sódio por um mês. Em um segundo momento, metade deles adotou, por 20 semanas, um cardápio que tinha o objetivo de diminuir o consumo diário de sódio para 1500 mg, além de substituir o condimento das refeições por ervas e especiarias. Enquanto isso, a outra metade dos voluntários foi orientada a manter o controle do consumo de sal por conta própria.

Os pesquisadores constataram que a ingestão de sódio do pessoal do primeiro grupo passou de 3400 mg diários para 1600 mg. Os cientistas também notaram que a turma consumidora de temperos naturais comeu, todos os dias, 966 mg a menos de sódio comparado com aqueles que tentaram se controlar sozinhos.

Portanto, os especialistas sugerem que outras opções de preparo podem ser saborosas e boas alternativas para incentivar a população a maneirar no uso do sal, muito conhecido por fazer mal ao coração quando consumido de modo exagerado.