Brasília se veste de azul para receber o inverno

Atualizado em 16 de outubro de 2019
Mais em ATIVO

Por Fernanda Silva

Foi a vez do Distrito Federal receber a etapa de inverno do Circuito das Estações Adidas, neste domingo, 19 de junho. A terceira prova da estação mais fria do ano em 2011 levou cerca de cinco mil corredores para os percursos de 5 km e 10 km na Esplanada dos Ministérios. Com largada às 8h, próxima a Catedral de Brasília, o clima ameno deixou a manhã perfeita para correr.

“Apesar de Brasília ter um clima muito seco, o tempo estava ótimo para a disputa”, contou Everton Alves Padilha, 36 anos. “Já participei de várias provas do circuito, mas infelizmente não completei nenhuma mandala. Esse é meu objetivo este ano”, completou Padilha. O analista de suporte de informática iniciou na prática esportiva junto com a esposa, para cuidar da saúde e da forma física. “Corremos há cerca de dois anos e participamos de quase todas as provas da cidade. O circuito das estações é nosso evento favorito”, sentencio.

Outra particiante que corre acompanhada é Larissa Soares Santos, de 24 anos. A servidora pública treina com o pai, corredor experiente, que a auxilia no esporte. “Corro desde o ano passado, mas sempre pratiquei esportes, como natação e ciclismo. Pensei em triathlon, mas me dou muito melhor na corrida do que nas outras duas modalidades”, revelou. “Treino e participo das provas com meu pai, além de adorar a companhia dele, isso me ajuda a superar meus limites”.

“Só tenho elogios ao circuito, foi tudo perfeito, principalmente o novo horário de largada. Aqui em Brasília sempre faz calor durante as provas e largar mais cedo ajuda a fugir do sol, que castiga um pouco o corredor”, elogiou ainda Larissa. “Esse ano quero completar minha mandala junto com meu pai. Apesar de eu ter tido um pouco de dificuldade com uma subida durante o percurso, a prova foi muito animada. Agora vou esperar, e treinar, para a primaveira”, finalizou.

Para cuidar da saúde
Como muitos corredores, Roberto Nogueira Zambon iniciou no esporte para cuidar de sua saúde. “Por ser um esporte livre e democrático, comecei a correr para manter a boa forma e cuidar da saúde. Há três anos treino e participo de provas na cidade e uma das minhas favoritas é, com certeza, o Circuito das Estações”, contou o bancário de 50 anos.

Zambon lembrou ainda que o início na prática esportiva veio após largar o cigarro, companheiro de anos. “Sinceramente, eu larguei um vício por outro. A corrida faz parte da minha vida. Gosto de correr desde 5 km até 21 km”, completou. “Apesar de não ter uma mandala completa, pois muitas vezes falta tempo para correr, quero fazer as quatro estações este ano, afinal de contas não tem clima tão bom e gostoso como o do circuito. Aposto que anima todos os corredores de Brasília”, finalizou.

Fotos: Bianca Abbott

Resultados

5 km feminino
1ª Paula de Lima Bernardes – 20min20s11
2ª Marilene Olivera Alencar – 20min30s40
3ª Samanta Correa de Lima – 20min48s39

5 km masculino
1º César Francisco da Silva – 15min45s41
2º Gustavo Barbosa – 16min02s19
3º José Alessandro da Silva – 17min24s55

10 km feminino
1ª Aliane de Oliveira Menezes Sales – 42min45s20
2ª Juliana Lanaro Ribeiro – 43min06s02
3ª Darilene R. da Silva – 43min06s18

10 km masculino
1º Roberto do Nascimento dos Santos – 35min48s85
2º Francisco de Assis Freire – 36min14s83
3º Rodrigo Silva da Rocha – 36min15s34