Categories: ATIVO

Coloque a cabeça para funcionar

Por Juliana Saporito

Muito além da boa preparação física, o trabalho emocional e o equilíbrio psicológico podem determinar o sucesso do corredor tanto nos treinamentos quanto na disputa de provas. Além serem fatores imprescindíveis para se alcançar bons resultados, ele acabam refletindo positivamente em todos os momentos da vida do atleta.

De acordo com o psicólogo do esporte João Ricardo Cozac, trabalhar o emocional ajuda a aprimorar a parte física, melhorando o desempenho e favorecendo a saúde. Mas é preciso lembrar que cada pessoa deve ser avaliada individualmente, afinal, nossas mentes não funcionam da mesma maneira. “Através de um trabalho de análise do perfil e repertório emocional é que se pode treinar alguém e prepará-lo mentalmente”, diz o profissional.

“É a partir dessa avaliação que os trabalhos específicos são realizados e geram resultados”, explica o psicólogo. Eles são realizados de forma a preparar a parte psíquica para os desafios, garantindo benefícios ao esportista.

Esses exercícios começam, de maneira geral, com um relaxamento – que pode ser feito pela respiração, pela contração e relaxamento de feixes musculares ou, ainda, utilizando-se técnicas de mentalização. E são complementados pelo estímulo mental coordenado pelo psicólogo: o indivíduo é levado mentalmente a situações que simulam momentos reais, como uma corrida, por exemplo. “Algumas pessoas chegam a transpirar durante o exercício, dada a intensidade da atividade mental que exercem”, conta João Ricardo.

Dicas que valem para todos
Em termos gerais, algumas características são muito comuns, segundo o psicólogo, no perfil dos praticantes de atividades físicas. É comum que mantenham os chamados pensamentos intrusos, o que é extremamente prejudicial. “Esses pensamentos estão relacionados ao medo do fracasso, à dor e ao cansaço”, explica o profissional, que complementa: “Eles causam queda no rendimento e na concentração, além de serem destrutivos e enganosos”, diz.

Substituir esses pensamentos pelos construtivos, ligados à crença na vitória e na certeza da própria capacidade, é o primeiro passo a se tomar. Evitar o stress e a ansiedade, procurando atividades que levem ao relaxamento e que reduzam a ansiedade também é importante. Tudo isso vai colaborar positivamente para que se estabeleça o equilíbrio mental necessário para as vitórias.

“Quando se compete com pessoas que estão no mesmo nível físico e técnico, o bem-estar emocional passa a ser um fator determinante para definir os campeões”, finaliza João Ricardo Cozac.

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

12 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

12 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago