Que coisa mais linda, mais cheia de graça

Atualizado em 14 de setembro de 2008
Mais em

Por Caio Barretto
Fotos Louise Chin e Ignacio Aronovich

A etapa carioca do Circuito Vênus – Corrida para Mulheres foi realizada neste domingo, 14 de setembro, na Marina da Glória, quando 2,7 mil mulheres de todas as idades largaram, às 8h, para a prova de rua mais charmosa do Rio de Janeiro. A chuva, que caiu antes e depois da corrida, deu uma trégua de algumas horas, tempo suficiente para que as corredoras concluíssem os percursos de 5 e 10 km – cada uma no seu ritmo. O lugar dos homens, desta vez, foi na torcida.

De frente para a Baía de Guanabara, uma das paisagens mais belas do Rio de Janeiro, o Lounge Vênus, no dia anterior, havia sido um sucesso com massagens, aulas de yoga, palestras e brindes, muitos brindes. A corrida, iniciada pontualmente às 8h, manteve o nível alto de satisfação das corredoras, que aproveitaram o fim de semana do Circuito Vênus para irem à Marina da Glória com os filhos, maridos e namorados.

Massagens
A retirada do chip iniciou às 6h30 com tranqüilidade. As corredoras começaram a chegar cerca de quinze minutos depois. Às 7h, dos 25 funcionários do estafe responsáveis pela distribuição dos chips, oito estavam livres. Sinal de boa organização. “Em 23 anos de corrida, esta é uma das melhores organizações que eu já vi”, disse a terapeuta Hilza Maria de Freitas da Costa, 49, da equipe Start Triathlon, ao lado da fila de massagem pré-prova no espaço da Dermacyd. Ontem, Hilza passou pelo espaço da Weleda e recebeu uma massagem “maravilhosa” (segundo ela), com óleo de bétula com arnica. “Hoje já marquei hora após a prova, às 9h”, contou. Enquanto era entrevistada, a amiga e cliente Mônica Villas-Bôas, 48, fiscal da Fazenda, passou dizendo: “Lindinha, eu vou andar, viu. A gente se vê na chegada”. Mônica preferiu ir caminhando, pois engordou 30 kg desde que parou de fumar. Com a caminhada diária, dos trinta, Mônica já perdeu sete quilos.

Carinhos mil
Além dos espaços da Dermacyd e da Weleda, Nirvana e Dove ofereceram reflexologia e massagem, respectivamente, antes e depois da prova. No espaço do assinante O2 e Prana Yoga Journal, as corredoras recebiam massagem terapêutica nos pés ou mãos. A psicóloga Carla Panisset, 30, e a amiga Renata da Silva Monteiro, 33, jornalista, estavam prestes a receber uma massagem no espaço da Dove, após a prova. “O que me chama a atenção é o carinho que a organização do Circuito Vênus teve conosco. Nunca vi um espaço tão bacana quanto este lounge”, disse Carla. “As mulheres foram vistas por inteiro: aqui tem a Dermacyd, que é uma marca de produtos íntimos femininos, a Dove, que tem produtos de beleza, enfim, foi completo”, opinou Renata, antes de elogiar a grande oferta de brindes: “Mulher adora um mimo”.

Os espaços da Honda (com suas fotos e test-drives), da Plus Vita (que distribuiu pães integrais e pequenos sanduíches nos dois dias), da Lipton (chá verde), Oxigênio TV (água com hortelã, laranja ou cidreira) e Nike (20% de desconto na compra de qualquer produto) atraíram as corredoras nos dois dias do Circuito Vênus, sem dar descanso para os representantes e funcionários das marcas.

“A organização foi excelente em tudo”
E foi no espaço da Nike que Marcela Dabés, 26, personal trainer e professora da academia Corpo&Cia, e Luciana Rezende (a Tia Lu, como é chamada por todos que a conhecem), 38, aluna e amiga de Marcela, compraram um squeeze e um par de meias especiais para correr. As duas são assinantes da O2. “Este circuito incentiva as mulheres a começar a correr. Vi várias fazendo isso pela primeira vez. A organização foi excelente em tudo: na entrega do kit e do chip, nas massagens e brindes, nos descontos da Nike. Participei de tudo, foi perfeito”, disse Marcela. Ela também elogiou o percurso da prova: “Deu vontade de correr com a máquina fotográfica na mão, de tão lindo que é o cenário”. Tia Lu falou sobre o grupo de corrida da academia Corpo&Cia. “Lá, a gente malha a alma. Fazemos, com a Marcela, aulas de corrida, spinning, judô e eu estou em todas”, disse.

Ela levou a família inteira
A funcionária pública Karla Rodrigues de Souza, 32, estava com uma distensão no quadril e não pôde correr. Mesmo assim, incentivou nada menos que sete familiares e amigas, e foi até lá, com o marido e o filho, dar seu apoio às suas discípulas na corrida. Uma delas era a entusiasmada Vânia Santos, professora aposentada e produtora de eventos, madrinha de Karla. Aos 60 anos, ela fez, neste domingo, a primeira corrida de sua vida. “Caminhei que foi uma beleza! Na reta final, dei uma corridinha e passei umas trinta”, contou, provocando risos na afilhada. “Todos deviam passar por isso, adorei a experiência”, disse Vânia.

Alongamento iogue pós-prova
Entre 8h30 e 10h30, o professor Bruno Jones, com seu buzuki, instrumento de cordas grego, conduziu a última prática do dia: Yoga para alongar e relaxar. Ao final da aula, o Lounge Vênus ainda estava lotado. A última coisa que as mulheres queriam era ir embora.

:: CIRCUITO VÊNUS – CORRIDA PARA MULHERES – RIO DE JANEIRO
Data:
14 de setembro de 2008
Horário: 8h
Clima: Nublado
Distâncias: 5 km e 10 km
Temperatura: 23° C (média)
Umidade: 87% (média)
Inscritas: 2.700
Postos de hidratação: 4 (3 no percurso com água e 1 na chegada com água e Gatorade)
Premiação: Kit Nike (tênis, meias de corrida e camisa), kit Plus Vita, kit Dove, kit Weleda, Dermacyd, um mês de aulas no Nirvana, coroa de flores e cordão de cristal.
Vencedoras:
5 km
1ª – Gisele Barros de Jesus – 18min02s
2ª – Maria Aparecida Angelo – 18min49s
3ª – Márcia Oliva da Cruz – 19min52s

10 km
1ª – Francilene Araújo de Souza – 38min04s
2ª – Gisele Lisboa Oliveira – 39min56s
3ª – Cristiane da Silva Oliveira – 40min15s