Categories: Ciclismo

As dificuldades dos brasileiros na Suíça

A Seleção Brasileira de Ciclismo de Pista entra na última fase da preparação para o Mundial da França, marcado para acontecer entre os dias 18 e 22 de fevereiro em Montigny-le-Bretonneux, na região da grande Paris. Após finalizar a participação na Copa do Mundo, os atletas que representarão o Brasil estão de volta à Suíça, onde ficarão até o próximo dia 13 treinando no Centro Mundial de Ciclismo da UCI.

E as dificuldades na Suíça vão muito além dos treinos diários. A adaptação ao fuso horário e alimentação diferenciada, além de encarar o frio extremo, que chega aos 2ºC negativos, são parte da rotina dos brasileiros no país europeu.

Segundo o técnico, Emerson Silva, que acompanha pessoalmente os atletas no Centro Mundial de Ciclismo, o programa de treinos vem sendo realizado a todo vapor, com o objetivo de acertar os últimos detalhes para o Mundial, que é classificatório para Rio 2016. “Estamos na fase final de preparação para o Mundial. Esse momento é muito importante para corrigirmos os últimos detalhes, podendo entrar na pista confiantes em bons resultados. O grupo está bastante motivado”, declarou Emerson Silva.


  BRASIL FECHA SUA PARTICIPAÇÃO NA COPA DO MUNDO

Os atletas brasileiros enfrentam uma rotina pesada de oito horas de treinos diários. Os treinos acontecem no velódromo e na Estrada, intercalados com sessões de academia e fisioterapia. Além de todas as dificuldades, o grupo ainda precisa superar a saudade da família e dos amigos. A seleção principal de Ciclismo de Pista brasileiro faz parte do Projeto de Intercâmbio da CBC, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, há mais de um ano, e neste período, vem alcançando resultados inéditos para o pais.

Alimentação

Outro fator interessante na rotina da seleção, fica por conta da alimentação completamente atípica da encontrada no Brasil. O cardápio é selecionado por profissionais da União Ciclística Internacional e contam com carnes exóticas, além da ausência do tradicional arroz com feijão. “Nossa alimentação é totalmente diferente da habitual que estamos acostumados no Brasil. Não temos arroz com feijão, mas comemos bastante verdura, legumes, e outras fontes de carboidratos e proteínas que complementam a dieta da forma como ela deve ser para um atleta de alto rendimento”, destacou Gideoni Monteiro, atleta da seleção.

A relação de vagas e países participantes do Mundial 2015 só será divulgada após a realização do Campeonato Asiático de Ciclismo de Pista, que começou no último dia 4 e segue até 9 de fevereiro.  Antes mesmo da confirmação oficial, o técnico informou que matematicamente a presença brasileira está garantida, só resta saber a quantidade de atletas que poderão ser utilizados. “Estudando o ranking internacional e o desempenho da seleção nas últimas competições, podemos afirmar que a participação está garantida. O que estamos aguardando é a quantidade de vagas que teremos disponíveis”, argumentou Emerson.

Atualmente a seleção têm quatro atletas do Ciclismo de Pista treinando na Suíça em preparação para o Mundial: Gideoni Monteiro, Flávio Cipriano, Kacio Freitas e Hugo Osteti. Os atletas são supervisionados diariamente pelo técnico Emerson Silva, além de toda a equipe multidisciplinar da UCI.

Foto: CBC/Divulgação

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

4 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

4 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago