Ciclismo

Peter Sagan é inocentado de cotovelada em Cavendish

Um dos momentos mais marcantes do Tour de France 2017 foi a “cotovelada” que o eslovaco Peter Sagan deu no britânico Mark Cavendish, na quarta etapa da competição, na cidade francesa de Vittel. Durante o sprint final do dia, a dupla protagonizou o polêmico acidente, em que Sagan pode ser visto “empurrando” Cavendish com o cotovelo (veja vídeo abaixo). Como resultado, além da queda de muitos ciclistas, Sagan, um dos favoritos do Tour de France, foi suspenso e expulso da competição. Desde então, defendeu que o gesto não tinha sido proposital, e a decisão da UCI foi amplamente criticada. 

Na última terça-feira (05/12), no entanto, antes de uma audiência marcada entre representantes de Peter Sagan e  da BORA-hansgrohe, sua equipe, e a UCI, a entidade declarou que o acidente havia sido “um evento infeliz, raro e não premeditado”, baseada em imagens de vídeos “não disponíveis na época do incidente”. A UCI também afirmou  que seus representantes tomaram a melhor decisão possível na hora do ocorrido. Assim, Sagan e sua equipe desistiram de prosseguir com o processo judicial que tinham aberto contra a UCI.  

 

 

Em comunicado oficial da UCI, Sagan disse que “O passado já foi esquecido, o que importa é melhorar nosso esporte no futuro”. Ralph Denk, diretor da BORA – hansgrohe, também apreciou o parecer. “Sempre foi nosso objetivo mostrar que Peter não causou a queda de Mark Cavendish. Esta foi a posição de Peter desde o primeiro dia. Ninguém quer que os ciclistas caiam e se machuquem, mas o incidente em Vittel foi um acidente de prova que pode acontecer em qualquer sprint. Minha visão de que nem Peter nem a BORA-hansgrohe cometeram nenhum erro foi reforçada”.

O novo presidente da UCI, David Lappartient, elogiou o trabalho dos comissários da instituição, e disse que a partir da próxima temporada a UCI pretende agregar “comissários de apoio” especializados em vídeo aos eventos do circuito mundial.

Fernanda Beck

Share
Published by
Fernanda Beck

Recent Posts

MOV

56 minutos ago

Eco SP

56 minutos ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago