CRI promete esquentar Giro

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

POR LEANDRO BITTAR

O contra-relógio individual é a grande atração da 11ª etapa do Giro d`Italia que acontece amanhã (18/9). Nesta quarta-feira, os ciclistas aproveitaram o último dia de descanso da competição para reconhecer do percurso da próxima etapa e se preparar para o melhor desempenho. O líder da Volta, o italiano Ivan Basso (CSC), que venceu o CRI do ano passado, é considerado favorito. Outros que podem surpreender são os três ciclistas da T-Mobile, Jan Ullrich, Serhiy Honchar e Michael Rogers.

Apesar dos 50 km do percurso serem planos, a expectativa é de uma prova muito difícil em função das condições do tempo, como a chuva, o vento e a temperatura. Tricampeão mundial de CRI, o australiano Michael Rogers disse ao site da equipe T-Mobile que a etapa de amanhã será vital para ele e seus companheiros e completa: “A distância me agrada e me permite usar toda a minha força”. Seu companheiro, o ucraniano Honchar, não espera retomar a camisa rosa que vestiu no início da competição, mas promete brigar pela vitória da etapa. O terceiro candidato do time magenta é o alemão Jan Ullrich. Depois de um início de Giro catastrófico, ele evoluiu nas etapas planas e de média montanha e um bom desempenho amanhã pode coroar sua participação na Grande Volta, já que ele não deve se esforçar muito nas etapas de montanha, mais duras.

Entre outros candidatos está o vice-líder da prova, o espanhol José E. Gutiérrez (Illes Balears). Apesar de não ser um especialista em CRI, ele tem feito boas etapas até agora. “Pela primeira vez tenho a chance de lutar pela vitória no geral e vou aproveitá-la”, diz Gutiérrez. Como trunfo, o fato de ser o penúltimo a largar, já conhecendo os tempos dos ciclistas da T-Mobile. Paolo Savoldelli (Discovery) não está entre os mais cotados, muito em função de uma alergia que lhe causa dificuldades de respiração.