Movimentação no pelotão do Giro

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

O pelotão do Giro definitivamente entrou em ação. Em mais um dia montanhoso nos Alpes italianos, o maglia rosa Rigoberto Urán foi mais um vez colocado à prova, com diversos ciclistas atacando nos últimos quilômetros. E o melhor deles acabou sendo Fabio Aru, principal ciclista da Astana e vencedor da 15ª etapa da competição. Com o resultado o italiano pulou para a quarta posição. Esta foi a primeira vitória em grandes voltas do ciclista de 23 anos, que inicialmente seria o gregário de Michele Scarponi.

Outro atleta que mostrou estar cada vez melhor é Nairo Quintana, aparentemente recuperado de uma gripe que o prejudicou na primeira metade do Giro. Pelo segundo dia consecutivo, o colombiano da Movistar superou Urán e tirou mais 20s de desvantagem na classificação geral. Agora são 2min40s que separam os compatriotas.

Mas este não foi um dia ruim para o maglia rosa. Rigoberto Urán conseguiu responder bem alguns ataques e terminou na 5ª posição, mais de 30 segundos à frente do vice-líder Cadel Evans (BMC). São 1min03s que separam o ciclista da Omega Pharma do australiano da BMC.

Neste domingo (25), os ciclistas tiveram pela frente um dia longo, com 225 km entre Valdengo e o alto de Plan di Montecampione. A etapa pode ser dividida em duas. A primeira, com mais de 200 km, foi plana e viu uma longa fuga abrir mais de 10 minutos de vantagem. E a segunda a subida em Montecampione, uma grande montanha com 20 km de extensão com picos de 12% de inclinação média.

Esta foi também a terceira e última etapa em memória a Marco Pantani. Foi em Montecampione que o italiano venceu e praticamente garantiu o título do Giro em 1998.

Quando faltavam 4 km para a meta final começou a movimentação no pelotão do maglia rosa. O primeiro a atacar foi Pierre Rolland (Europcar), que viu uma resposta rápida de Urán e Evans.

Na sequência o francês tentou novamente, e desta vez apenas Fabio Duarte (Colombia) o acompanhou.

Com 3 km para o final foi a vez de Fabio Aru atacar. Nairo Quintana inicialmente tentou acompanhar o ciclista da casa, que partiu para a vitória, vencendo com 21s de vantagem. Quintana passou a integrar o grupeto de Rolland e Duarte enquanto Urán, um pouco mais atrás, parecia apenas administrar o prejuízo.

Image and video hosting by TinyPic
                                      Fabio Aru conquistou sua primeira vitória em grandes voltas

No final Fabio Duarte ainda superou Quintana no sprint, deixando o ciclista da Movistar na terceira colocação. Urán chegou quinto, à frente dos demais ciclistas do top-10, Evans, Majka, Pozzovivo, Kelderman e Kiserlovski.

O Giro d'Italia terá seu terceiro dia de descanso na próxima segunda (26), voltando na terça-feira (27) com mais uma etapa de alta montanha. Serão 139 km entre Ponte di Legno e Val Martello em um dos estágios mais difíceis deste ano. Duas montanhas GPM1 e o Cima Coppi, designação especial para a montanha mais alta da competição.

Resultado 15ª etapa
1. Fabio Aru (Ita) Astana Pro Team 5h33min06s
2. Fabio Andres Duarte Arevalo (Col) Colombia +21s
3. Nairo Alexander Quintana Rojas (Col) Movistar Team +22s
4. Pierre Rolland (Fra) Team Europcar +22s
5. Rigoberto Uran Uran (Col) Omega Pharma – Quick-Step Cycling Team +42s
6. Rafal Majka (Pol) Tinkoff-Saxo +52s
7. Franco Pellizotti (Ita) Androni Giocattoli +1min08s
8. Daniel Moreno Fernandez (Spa) Team Katusha +1min08s
9. Ryder Hesjedal (Can) Garmin Sharp +1min13s
10. Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team +1min13s

Classificaçao geral após 15 etapas
1. Rigoberto Uran Uran (Col) Omega Pharma – Quick-Step Cycling Team 63h26min39s
2. Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team +1min03s
3. Rafal Majka (Pol) Tinkoff-Saxo +1min50s
4. Fabio Aru (Ita) Astana Pro Team +2min24s
5. Nairo Alexander Quintana Rojas (Col) Movistar Team +2min40s
6. Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale +2min42s
7. Wilco Kelderman (Hol) Belkin Pro Cycling Team +3min04s
8. Pierre Rolland (Fra) Team Europcar +4min48
9. Robert Kiserlovski (Cro) Trek Factory Racing +5min44s
10 Wout Poels (Hol) Omega Pharma – Quick-Step Cycling Team +6min32s