Pellizotti rouba a vitória de Merckx

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

POR ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ

A décima etapa do Giro d´Italia, disputada nesta terça-feira entre Termoli e Peschici (187 km), teve final dramático. O belga Axel Merckx (Phonak), filho do legendário Eddy Merckx, lançou um ataque a 15 km da meta, em um longo trecho de descidas, arriscando-se em cada curva. Chegou a abrir 15s de vantagem sobre seus perseguidores mas foi alcançado a cerca de 200 m da chegada. A vitória foi do escalador italiano Franco Pellizotti (Liquigas), que agora ocupa o quarto lugar na geral. O pelotão chegou a 3min23s do vencedor. Ivan Basso continua com a maglia rosa e os principais favoritos mantiveram suas posições na classificação geral.

A etapa favorecia as fugas por sua topografia acidentada – apesar de não ter subidas demasiado longas – estradas estreitas e cheias de curvas. Um grupo de cerca de 30 ciclistas passou boa parte do tempo escapado, chegando a acumular uma vantagem de 6 minutos em relação ao pelotão de favoritos. Graças ao trabalho da equipe Lampre, que se mobilizou para o líder Damiano Cunego, essa vantagem caiu para cerca de 3 minutos e se manteve assim até o final.

No grupo de escapados, vários ataques se sucederam. Primeiro com o francês Sylvain Calzati (Ag2r), o colombiano Ivan Serpa (Selle Italia) e o luxemburguês Benoit Joachim (Discovery); mais tarde novamente com Calzati, acompanhado pelo espanhol José Luis Carrasco (Illes Balears) e pelo alemão Sven Krauss (Gerolsteiner). Outro a tentar a sorte foi o ucraniano Sergiy Matveyev (Ceramica Panaria), até que Merckx animou o fim da etapa, com seu ataque suicida em que esbanjou combatividade. Acabou em 11º lugar, a 13 segundos de Pellizotti, e chorou de decepção ao não conseguir esta que teria sido a segunda vitória no Giro em sua carreira.

Nesta quarta-feira não haverá etapa. Os ciclistas voltam a pedalar na quinta, em um contra-relógio individual de 50 km de extensão, em terreno plano.

Resultado da 10ª etapa de Giro d´Italia 2006 – Termoli – Peschici, 187 km:

1- Franco Pellizotti (ITA) Liquigas 4h39min47s
2- Vladimir Efimkin (RUS) Illes Balears m.t.
3- Sergey Yakovlev (CAZ) Liberty a 2s
4- Herbert Dupont (FRA) AG2R m.t.
5- Theo Eltink (HOL) Rabobank a 3s
6- Jose Luis Carrasco (ESP) Illes Balears m.t
7- Marco Pinotti (ITA) Saunier Duval m.t.
8- Sven Krauss (ALE) Gerolsteiner m.t.
9- Alexandre Kolobnev (RUS) Rabobank m.t.
10- Joan Horrach (ESP) Illes Balears m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – depois de dez etapas:

1- Ivan Basso (ITA) CSC 39h29min40s
2- José E. Gutierrez (ESP) Phonak a 1min34s
3- Damiano Cunego (ITA) Lampre a 1min48s
4- Franco Pellizotti (ITA) Liquigas a 2min5s
5- Paolo Savoldelli (ITA) Discovery a 2min34s
6- Serguei Gonchar (UCR) T-Mobile a 2min43s
7- Danilo Di Luca (ITA) Liquigas a 2min48s
8- Gilberto Simoni (ITA) Saunier Duval a 3min20s
9- Giampaolo Caruso (ITA) Liberty a 3min23s
10- Tom Danielson (EUA) Discovery a 3min31s