Simoni vai ter de se explicar

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

POR FERNANDO MELLO

Uma declaração que parecia inofensiva e até motivo de brincadeira ganhou peso no mundo do ciclismo. No sábado, após o término da etapa que confirmou o título do Giro d´Italia 2006 do italiano Ivan Basso (CSC), seu compatriota Gilberto Simoni (Saunier Duval) afirmou que Basso lhe havia pedido dinheiro para facilitar sua vitória naquela etapa. Os dois lideraram a prova e, faltando cerca de cinco quilômetros, Simoni ficou para trás. Basso acabou vencendo. Simoni foi o segundo colocado, 1min17s atrás do ganhador.

Na chegada, Simoni estava com cara de poucos amigos. Além de falar sobre o estranho e suposto pedido do vencedor do Giro, o ciclista da Saunier Duval ainda disse que Basso também lhe pediu companhia até o fim da etapa, durante a descida do Mortirolo. Basso negou todas as afirmações de Simoni.

Agora, Simoni terá de se explicar diante de um fiscal da Federação Italiana de Ciclismo no próximo dia 5, segunda-feira. No sábado, após a etapa, o fiscal decidiu abrir uma investigação sobre as declarações do ciclista. No domingo, antes da largada da última etapa do Giro, Simoni voltou a lançar acusações sobre o campeão.

“A cinco quilômetros da chegada, Basso me pediu dinheiro em troca de minha vitória na etapa. Eu nunca pedi caridade para que me deixassem vencer uma etapa, por isso quando me pediu dinheiro, me espantei e fiquei muito triste”, afirmou Simoni. Agora, ele terá de confirmar as declarações e o episódio pode se tornar uma novela. Desnecessário depois de um Giro impecável sob todos os pontos de vista, principalmente a transparência do resultado.