Bike

Lesões mais comuns no ciclismo: Quais são e como evitar?

Em comparação com 2019, 2020 teve um aumento de 66% nas vendas de bicicleta na cidade de São Paulo, é o que diz uma pesquisa da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas. Com isso, muitos novos ciclistas surgiram na cidade e é importante que eles saibam quais são as lesões mais comuns no ciclismo, podendo ficar de olho e pedalar com ainda mais segurança.

Entre as vantagens do ciclismo estão o desenvolvimento cardiovascular, queima de gordura corporal e fortalecimento das pernas, mas não só de vantagens vive o esporte. O ortopedista e médico do esporte, André Pedrinelli, alerta: “Antes de tudo, é importante escolher uma bicicleta adequada para o seu tamanho. Em alguns locais é possível realizar o Bike Fit, que é indicado para melhorar o conforto e o rendimento na bicicleta, além de diminuir os riscos de dores e lesões”.

Avançando esse passo da escolha certa da bike, agora é importante começar aos poucos, amenizando possíveis acidentes. Veja as lesões mais comuns no ciclismo:

Dor nas costas (lombar)

A dor que pode surgir nas costas do ciclista, mais especificamente na região lombar, geralmente tem raiz em problemas de postura do atleta. Ao pedalar, observe se você está com uma postura encurvada sobre o guidão e se a bicicleta está mal ajustada.

Esses elementos podem levar a um estresse na coluna, que acaba em dores no quadril e na perna, já que podem comprimir o nervo ciático. 

Para evitar o problema, o recomendável é praticar exercícios de fortalecimento do core (músculos estabilizadores da bacia, pélvis e abdômen), além de acertar a postura na bicicleta, fazendo o ajuste ideal do quadro, guidão e selim para a altura do ciclista.

Dor no joelho

Novamente, as dores sentidas no joelho ao pedalar também podem estar relacionadas a postura do ciclista na bike. Nesse caso, é preciso adequar a altura do selim (o banco). Quando ele está muito baixo, a cartilagem da patela sofre uma sobrecarga e é possível sentir dores na parte anterior do joelho.

Se a dor estiver sendo sentida na parte de trás da articulação pode estar decorrendo de um selim muito alto, sobrecarregando a parte posterior da coxa. Enquanto que dores na lateral do joelho podem ter a ver com pedalar com os joelhos muito para fora ou para dentro. Nesse caso, é necessário adequar a postura.

Quedas

Um dos maiores e mais óbvios medos do ciclista é cair. Isso é completamente justo, uma vez que as quedas podem resultar em lesões muito graves, até a ponto de ser necessário um atendimento médico de emergência.

Por isso, é sempre fundamental que o ciclista tenha acesso e faça uso de todos os equipamentos de segurança para se pedalar, sejam eles de proteção como capacetes, ou sinalização como coletes e luzes.

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

6 erros comuns na hora de comprar um tênis de corrida

Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…

7 horas ago

Evento esportivo para crianças recebeu milhares em Brasília no sábado!

Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…

4 dias ago

3 exercícios de fortalecimento do core que ajudam na corrida

Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…

1 semana ago

MOV: Família em Movimento chega a Brasília no sábado!

Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…

1 semana ago

Circuito Banco do Brasil de Corrida: esporte em família em São Paulo!

A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…

2 semanas ago

Circuito Banco do Brasil de Corrida terá etapa em São Paulo no domingo!

A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…

2 semanas ago