Mobilidade

Dia Mundial Sem Carro: vá de bike, patins, skate ou do jeito que der

No dia 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, serão realizadas ao redor do planeta diversas atividades em defesa do meio-ambiente e da qualidade de vida nas cidades. A ideia é levar às pessoas formas alternativas de mobilidade, mostrando que é possível se locomover sem usar o automóvel.

Entenda abaixo como a campanha será representada em algumas capitais do Brasil!

Em São Paulo as vias da região central serão fechadas para carros e motos das 6h às 20h. A proibição acontecerá em toda extensão da rua Boa Vista, Ladeira Porto Geral, Largo de São Bento, Rua Líbero Badaró, Viaduto do Chá e no trecho da Rua Florêncio de Abreu.

Em Natal, a campanha também foi adotada pela Secretaria de Mobilidade Urbana, bloqueando avenidas das 6h às 17h. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da cidade será responsável pelas atividades esportivas, como patins, skate e bike, além de jogos recreativos.

Em Aracaju, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizará ações na rua João Pessoa, no centro da cidade. O trecho será fechado para veículos e usado exclusivamente para pedestres, com palestras, teatros e ações de paisagismo.  

O Rio de Janeiro também não ficou de fora. A cidade organizou uma pedalada noturna coletiva gratuita entre o Centro e a Zona Sul para celebrar e fomentar o Dia Mundial Sem Carro. 

 

 

No Pará foi criada a Semana da Mobilidade, que teve início no dia 16 e terminará no dia 22. A intenção do estado é incentivar a população a vivenciar a cidade a pé ou de bicicleta. 

Em Belo Horizonte, o movimento Tarifa Zero disponibilizou ônibus gratuitos para a população em prol da Semana da Mobilidade e permanecerá assim até o dia 24, com diversas programações sustentáveis. 

 

O Dia Mundial Sem Carro não acontece apenas no Brasil. A França, criadora da campanha, e a Bolívia, por exemplo, também farão parte da campanha. 

 

Taísa Luna

Share
Published by
Taísa Luna

Recent Posts

MOV

1 hora ago

Eco SP

1 hora ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago