Mobilidade

Além das ciclovias: o que torna uma cidade bike-friendly?

Nos últimos anos, o conceito de cidades bike-friendly ganhou destaque na mídia brasileira, muito por conta do alto investimento em ciclovias nas cidades do país – incluindo São Paulo, sua maior metrópole. Mas, afinal, o que é uma cidade bike-friendly? Quais são as principais referências mundiais nesse quesito?

Engana-se quem pensa que apenas um número exorbitante de ciclovias já é suficiente para se encaixar nesse conceito. Aline Cavalcante, membro da Associação Ciclocidade, explica: “Uma cidade bike-friendly tem o acalmamento do tráfego, ruas tranquilas, uma arquitetura urbana que favoreça o deslocamento a pé e infraestruturas de estacionamento adequadas – fáceis, acessíveis e gratuitas“.

Outro ponto importante é o alto uso de bikes compartilhadas, de uma maneira acessível, prática e que cubra a cidade inteira: “Todas as cidades bike-friendly do mundo têm um bom sistema de bike sharing“. Associado a um transporte público que seja bem conectado com as vias, fica mais fácil de praticar o Last Mile, o modo de locomoção que utiliza a bike em apenas um trecho do percurso rotineiro.

Quando todos esses pontos funcionam em sintonia, Aline afirma que a cidade se torna mais diversificada, com pessoas caminhando e pedalando. Assim, a população ganha muito na saúde, com pessoas saindo do sedentarismo e consequentemente reduzindo os gastos públicos nesse setor. “Você também tem um ganho econômico, pois a bike é um meio de transporte muito mais barato do que os carros – tanto na aquisição quanto na manutenção”, ela completa.

Aline ressalta que não há um conceito firmemente estabelecido do que torna uma cidade bike-friendly ou não, mas organizações com a Copenhagenize estabelecem seus próprios parâmetros e ranqueiam locais no mundo todo a cada ano. Como o próprio nome já indica, Copenhague, na Dinamarca, é consistentemente uma das líderes do ranking, assim como Amsterdã, a capital holandesa.

Alunos da Copenhagenize no espaço comum do escritório, cheio de paraciclos (Foto: Copenhagenize)

 

 

Copenhague

De acordo com a Copenhagenize, há poucos lugares no mundo em que a inovação é tão priorizada quanto na capital dinamarquesa. Os números comprovam essa afirmação: nos últimos dez anos, mais de 134 milhões de euros foram investidos em infraestrutura para bicicletas em Copenhague. Desde 2015, oito pontes para pedestres e bikes foram inauguradas, e ainda há quatro em construção.

No ano passado, a porcentagem de pessoas que iam para a escola ou para o trabalho pedalando alcançou 62%, enquanto somente 9% usava carros. Ainda assim, o Copenhagenize aponta que há melhorias a serem feitas, como resolver os engarrafamentos nas ciclovias e o alto fluxo de motoristas que saem dos subúrbios para entrarem no centro de Copenhague diariamente.

Amsterdã

“A cidade mais incrível para as bicicletas” é como o Copenhagenize define a capital da Holanda. Amsterdã consegue gabaritar todos os quesitos que Aline Cavalcante define: uma boa quantidade de ciclovias, trânsito calmo e ótimas estruturas para estacionar as bikes, garantindo o seu status mundialmente reconhecido. Para ajudar, o uso de carros é desencorajado com altos preços de estacionamento e uma quantidade significativa de ruas onde circulam apenas pedestres e ciclistas.

Entretanto, o Copenhagenize indica que Amsterdã não está evoluindo rapidamente como Copenhague ou Utrecht, que lideraram o ranking de 2017. Pelo contrário, poucos avanços na infraestrutura para bicicletas foram implantados nos últimos anos, assim como a sensação de segurança dos habitantes vem diminuindo. 

E no Brasil?

Aline indica que são poucos os exemplos de cidades bike-friendly no país, principalmente por esse meio de transporte não estar tão inserido na cultura local, além das conexões com os transportes públicos e o número de bicicletários estar longe do ideal.

Um exemplo pouco falado mas bem impressionante é o Acre, um estado que tem o planejamento cicloviário invejável“, expõe Aline, afirmando que a cidade adotou as bikes como uma política pública, e não de uma forma propagandista. Outros nomes como Aracaju, Sorocaba e Fortaleza apresentam um trabalho constante de melhora na infraestrutura, mas ainda apresentam problemas no sistema de compartilhamento.

Breno Deolindo

Share
Published by
Breno Deolindo

Recent Posts

MOV

45 minutos ago

Eco SP

45 minutos ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago