Categories: Mobilidade

Tecnologia para carros detecta presença de ciclistas

A Jaguar, fabricante de automóveis de luxo, está desenvolvendo um sensor que alerta os motoristas em relação a tudo que o cerca (pedestres, motociclistas e ciclistas). A tecnologia varia entre avisos sonoros, que evitam uma troca de faixa em um momento errado, a vibrações, que previnem que o motorista desatento abra a porta quando um ciclista estiver passando. Ainda um conceito, o ‘Sensor de bike’ é desenvolvido no Centro de Pesquisas da Jaguar, no Reino Unido.

A previsão é que o sensor detecte a presença dos demais veículos na rua ou estrada e o identifique como bicicleta ou motocicleta. O aparelho avisa, com som ou luzes, de maneira que o motorista irá instintivamente associar o aviso com o possível perigo.


  JAQUETA COM LED AJUDA CICLISTAS NAS CURVAS

Para o motorista distinguir de onde vem a bicicleta ou motocicleta, o sistema de áudio carro irá alertar – com uma campainha de bicicleta ou o ronco de uma moto – apenas do lado que a bike está passando. Caso o ciclista não ultrapasse o carro mantenha-se atrás, o sistema irá alertar o motorista com um ‘tapinha’ no ombro (direito ou esquerdo) como forma de aviso.

Outro destaque da tecnologia é que, conforme o ciclista se aproxima e ultrapassa o carro, luzes de LED localizadas na lateral acenderão, indo do amarelo ao vermelho de acordo com a distância da bike em relação ao veículo. O sistema também identifica pedestres que eventualmente atravessem na frente do carro, alertando o condutor com vibrações nos pedais.

Uma dúvida que surgiu é como o sistema reagiria em um ambiente tomado por bicicletas. Afinal, neste caso o motorista seria envolvido por sons, luzes e vibrações que com certeza atrapalhariam a condução do veículo.

De acordo com a Jaguar, isso não acontecerá já que o sensor será capaz de identificar os ‘perigos’ que o motorista não vê. Ainda deverá levar alguns anos até que a tecnologia chegue ao mercado.

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

4 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

4 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago