Mountain Bike

Como dar um trato na bike depois da lama

Por mais que uma mountain bike seja projetada para rodar nesse tipo de terreno, a lama acumulada depois do pedal pode ser bastante prejudicial à bicicleta. Composta por terra, água e areia, ela pode não só riscar a pintura, como também penetrar nos melhores selamentos, contaminando rolamentos, pivôs e corrente com umidade e partículas, receita certa para estragar toda a engrenagem. Por isso, confira algumas dicas para dar um belo trato na bike depois de encarar o caos na lama.

Aja rápido

Assim que terminar a trilha, jogue água na bike o quanto antes. Isso evita que a lama seque e facilita a limpeza. Se possível, faça isso antes de colocá-la no suporte, já que o atrito de faixas e travas pode riscar um quadro sujo com facilidade. Porém, cuidado com lavadoras de alta pressão, pois elas empurram a sujeira para dentro dos componentes, não sendo indicadas para esse tipo de limpeza.

Quadro

Usar um spray de limpeza de bicicletas no quadro para amolecer a lama evita que ela risque a pintura na hora de limpá-la. Depois, jogue água em abundância e vá tirando a lama com a mão e com o lado macio de uma esponja ou pano. Cuidado com detergentes de louça, já que a alta concentração de sal pode danificar componentes de alumínio.

 

 

Transmissão 

Utilize um desengraxante específico em abundância antes de molhar a bicicleta para amolecer a sujeira. Depois, com água, um pano e uma escova de dentes, limpe corrente, cassete e coroas. Se possível, retire a corrente, coloque-a dentro de um recipiente plástico com desengraxante e agite bem — coqueteleiras de suplemento são ótimas para isso! Por último, enxugue tudo com pano limpo e espere secar ao menos por 20 minutos antes de aplicar o lubrificante. Nunca deixe uma corrente sem lubrificante por muito tempo, já que isso pode provocar o aparecimento de pontos de ferrugem.

Caixa de direção e espiga 

Sempre que passamos na lama, a sujeira do pneu dianteiro é jogada diretamente na caixa de direção, o que torna a área bastante vulnerável. Por isso, devemos soltar os parafusos que prendem a mesa e puxar o garfo para baixo, retirar a graxa contaminada com um desengraxante e aplicar o lubrificante adequado.

Polias de câmbio

As polias devem ser retiradas , limpas e relubrificadas. Aproveite para lubrificar os pivôs dos câmbios, mas lembre-se de retirar o excesso de óleo com um pano depois.

Pivôs de suspensão

Inspecione os pivôs com cuidado. Eles devem ser limpos e lubrificados de novo. Caso contrário, além do mau funcionamento da suspensão traseira, você ainda pode precisar trocar esses componentes antes da hora.

Freios

Se sua bike utiliza freios no aro, certifique-se de que a lama não ficou presa nas ranhuras das sapatas, pois isso aumenta o desgaste das sapatas e do próprio aro.

 

Escrita por Gustavo Figueiredo

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

2 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

2 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago