Papo de Pedal

Pedalar ajuda a reduzir risco de doenças cardíacas

Publicado na revista científica British Medical Journal, um estudou constatou que ir ao trabalho de bicicleta diariamente acarreta uma diminuição de 41% no risco de mortes prematuras e redução de 45% nas chances de desenvolver doenças cardíacas e câncer. 

Os pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, acompanharam mais de 260 mil moradores de áreas urbanas durante cinco anos para chegar às conclusões – você pode ler o estudo na íntegra aqui.

 

Benefícios

Para o ortopedista Henrique Gurgel, médico do Instituto Vita, em São Paulo, o estudo amplia o conhecimento que já existe sobre os benefícios da prática de ciclismo para a saúde corporal. “Ao pedalar de maneira moderada, o adepto à bicicleta fortalece diversos músculos do corpo, principalmente das coxas, pernas e coluna vertebral, assim como os dos membros superiores e da região abdominal“, diz.

O médico lembra, no entanto, que exercícios realizados de maneira exagerada podem trazer malefícios ao invés de benefícios. Pedalar com a postura errada pode ocasionar sobrecarga em regiões como joelhos, quadris e coluna. “Podem surgir lesões de menor gravidade, como tendinites e bursites nesses locais, ou discopatias (doenças do disco intervertebral), além de lesões mais sérias como compressões de raízes neurológicas na coluna (ciatalgia) e desgastes das cartilagens articulares (osteoartrose)”, alerta.

Segundo o especialista, para prevenir essas perigosas patologias e aproveitar ao máximo os benefícios proporcionados pela bike, é importante evitar os exageros, pedalar com postura correta e manter uma rotina de fortalecimento físico e alongamento muscular, principalmente das regiões mencionadas, sem forçar as articulações.

 

Bicicleta é tendência

Utilizar a bicicleta como meio de transporte já é um hábito bastante popular em diversas cidades europeias, e nos últimos anos ganhou mais espaço em metrópoles brasileiras como São Paulo. Muitas pessoas optam pela bike não só por ser um modo sustentável e eficiente de se deslocar, mas também por ser um sinônimo de saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a prática semanal de pelo menos duas horas e meia de exercícios aeróbios moderados como a bicicleta. Esse tipo de atividade melhora a pressão arterial, ajuda a manter o peso corporal adequado e auxilia na diminuição da incidência de doenças crônicas como o diabetes. Além disso, a prática esportiva promove uma importante sensação de bem-estar, prevenindo a depressão.

 

Fernanda Beck

Share
Published by
Fernanda Beck

Recent Posts

MOV

47 minutos ago

Eco SP

47 minutos ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago