Espanhóis pedem ampliação de acordo antidoping

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Daniel Balsa

Os ciclistas espanhóis anunciaram nesta quinta-feira que exigem uma ampliação do compromisso antidoping, proposto pela União Internacional de Ciclismo (UCI), aos quais serão obrigados a assinar se quiserem disputar o Tour de France 2007.

Por intermédio da Associação Espanhola de Ciclistas Profissionais (ACP), os competidores gostariam que dirigentes, médicos, diretores e organizadores também sejam englobados neste acordo batizado de “Compromisso para um Novo Ciclismo”.

“Não é concebível e nem aceitável que as regras para a prática de um ciclismo limpo só sejam aplicadas para os competidores. Para limpar o ciclismo e colocar fim a hipocrisia, todos os que trabalham, perto ou longe da estrada, devem assumir suas responsabilidades, não importando seus papéis e notoriedades”, dizia a nota da ACP.

Por enquanto, apenas os ciclistas serão obrigados a assinar tal compromisso, caso contrário, não poderão competir na tradicional prova francesa. Aos que iniciarem a disputa e, por ventura, forem flagrados no exame antidoping, deverão pagar uma multa correspondente a um ano de salário.

Conforme divulgado no site da UCI, as equipes CSC e Quick Step, inscritas na disputa do Tour de France, ainda não assinaram o acordo.

A tradicional prova francesa terá início neste sábado, dia 7 de julho, quando os ciclistas largam em Londres, na Inglaterra.