Oscar Pereiro pronto para o Adeus

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Tadeu Matsunaga

O ciclista Oscar Pereiro confirmou a intenção de abandonar a carreira no final da temporada. Sua exclusão dos nove ciclistas que irão para o Tour de France defendendo as cores da Astana parece ter sido determinante para a decisão do espanhol.

“Sim, é uma decisão e não vai mudar independentemente do meu desempenho no restante da temporada. Eu não quero dar um passo atrás. Eu estive no topo e não há necessidade de continuar assim, a qualquer preço. Reconheço que é o momento de encerrar a carreira”, disse o vencedor do Tour em 2006.

O fato de ter ficado fora da competição para ter magoado Pereiro que não quis entrar em detalhes, e nem comparar sua condição física com a de outros ciclistas selecionados na última hora. “Eu trabalhei esses últimos tempos com a cabeça voltada para o Tour e sei que Alberto [Contador] defendeu minha presença. Pensei que estaria presente, estive entre os trintas melhores na Volta da Suíça e meu desempenho foi crescendo. Prefiro não falar muito por respeito aos companheiros de equipe.”

Com 33 anos, Pereiro parece maduro e decidido o suficiente, optando por encerrar a carreira de forma nobre e positiva. “É um esporte duríssimo que nos obriga a muitos sacrifícios para conquistar algo. Já fiz muito e não quero regredir na carreira. Na vida devemos saber a hora em que fizemos o possível, e é minha decisão.”