Polêmica e politicagem no Tour de France

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Fernando Bittencourt

O Tour de France 2012 está distante, mas já começa a gerar expectativas, assim como alguns imprevistos. O Europe Écologie les Verts (EELV), partido político francês, questionou o percurso da 7ª etapa da prova, com encerramento em Planche des Belles Filles.

O partido alegou que não houve nenhuma autorização legal para construir a reta final do estágio, que conta com uma subida de 300 metros de comprimento e inclinação de 18%. Além do circuito, estacionamentos foram feitos pela organização da prova, o que desfigurou completamente o local e destruiu uma estação de esqui.

A queixa foi feita pelo Tribunal de Grande Instância de Vesoul, capital do Estado de Haute-Saone. O Conselho Geral do Estado, no entanto, afirmou que as obras iniciadas no meio de outubro não fugiram em nenhum momento da lei, além de dizer que a Prefeitura concordou com todo o projeto, desde o início.

O trajeto a ser percorrido pelos ciclistas no próximo Tour de France foi divulgado pela organização da prova no último mês de outubro e contará com dois estágios com chegada em subida, além da etapa em questão.