Treinamento

Saúde óssea: exercícios de fortalecimento para ciclistas

Musculação, Pilates e Tai Chi Chuan são atividades que podem complementar os treinos de ciclismo. Afinal, cada uma trabalha um fundamento importante para o ciclista, como o Tai Chi Chuan, por exemplo, que oferece uma boa dose de agilidade e equilíbrio, ajudando a prevenir quedas. A combinação de atividades pode auxiliar na motivação e fortalecimento da estrutura óssea dos ciclistas.

Ter opções na hora de se exercitar aumenta os benefícios para a saúde óssea. Além disso, é importante variar e manter as atividades físicas depois dos 35 anos de idade também, quando se atinge o pico de formação óssea. O hábito ajuda a manter a força muscular e também a saúde óssea, diminuindo problemas decorrentes da osteoporose, como as fraturas.

Apesar de serem distintas, as modalidades se completam e potencializam os resultados. Enquanto a musculação transforma a massa gorda (gordura) em massa magra (músculos), o Pilates auxilia no equilíbrio, flexibilidade, agilidade e mobilidade do ciclista.

Como a prática de algumas atividades físicas podem contribuir com a saúde óssea

Musculação

É uma atividade de alta intensidade e curta duração trabalhando exercícios específicos para a força muscular e postura, melhorando a resistência musculoesquelética. É uma opção importante, pois aumenta a massa muscular e ajuda a preservar a saúde do osso.

Atividade (mínima) ideal: de duas a três vezes por semana.

Pilates

O Pilates é uma ótima opção para quem deseja trabalhar diversos aspectos de uma só vez e desenvolver capacidade funcional para o corpo. Ele trabalha a força, equilíbrio, flexibilidade, agilidade e mobilidade do atleta.

Atividade (mínima) ideal: de duas a três vezes por semana.

Tai Chi Chuan

Assim como o Pilates, o Tai Chi Chuan é completo que tem a vantagem de ser acessível: pode ser praticado em parques e academias; e auxilia no equilíbrio, mobilidade, força óssea, flexibilidade, agilidade, coordenação e força muscular. Além disso, os movimentos lentos dessa prática chinesa ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Atividade (mínima) ideal: de uma a duas vezes por semana.

 

(Fonte: Monica Longo fisioterapeuta e integrante da comissão científica da ABRASSO – Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo)

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

4 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

4 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago