HTC conquista mais uma vitória na Vuelta

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Vuelta a España

Por Tadeu Matsunaga

Michael Albasini (HTC-Highroad) venceu a 13ª etapa da Vuelta a España – um percurso de 158 km entre Serria e Ponferrada. O suíço fez parte de uma numerosa fuga, que chegou a ter mais de 30 ciclistas. No sprint final, ele superou o italiano Eros Capecchi (Liquigas) e Daniel Moreno (Katusha).

Na classificação geral, Bradley Wiggins (Sky) defendeu a camisa vermelha por mais um dia. Porém, seu companheiro Chris Froome perdeu a segunda posição para Vincenzo Nibali. O ciclista da Liquigas conquistou um dos sprints intermediários e conseguiu 6 segundos de bonificação.

Com 47 km percorridos, uma fuga massiva ganhou corpo. Jan Bakelandts e Olivier Kaisen (Omega Pharma-Lotto), Marc De Maar e Kevin Seeldraeyers (Quickstep), Dominik Nerz eEros Capecchi (Liquigas), Amets Txurruka, Igor Anton, Mikel Nieve e Gorka Verdugo (Euskaltel), Adrian Palomares Villaplana (Andalucia-Caja Granada), Yohan Bagot e Moncoutie (Cofidis), Filipe Oliviera Nelson (RadioShack), Daniel Moreno e Alberto Losada (Katusha), Chris Sørensen (Saxo Bank-SunGard), Michael Albasini (HTC-Highroad), Carlos Sastre, David Blanco e David De La Fuente (Geox), David Le Lay e Nicolas Roche (AG2R), Oliver Zaugg (Leopard Trek), Evgeny Petrov (Astana), David Lopez e Angel Madrazo Ruiz (Movistar).

Os principais interessados na fuga eram David Moncoutié (Cofidis) e Daniel Moreno (Katusha). O francês sonhando com sua quarta camisa de montanha, enquanto o espanhol e gregário de Joaquim Rodriguez buscava melhorar sua classificação no geral. Já a Euskaltel, que viu suas pretensões para o geral caírem ainda na primeira semana de prova, figurou com quatro ciclistas no grupo, incluindo Antón e Nieve.

Antón, porém, foi um dos que não resistiu ao intenso ritmo da fuga. O basco retornou ao pelotão, mas no final do estágio acabou perdendo contato com o grupo elite. Favorito ao título, mesmo com oito etapas para o encerramento da Vuelta, ele pode ser considerado a maior decepção dentro da competição.

Nos últimos 10km, Sky, RadioShack, Astana e Liquigas passaram a revezar à frente do pelotão. Enquanto as equipes dos principais favoritos aceleravam o ritmo no grupo elite, ataques passaram a ser constantes na fuga. Sorensen, Madrazo, Moncoutié, que assumiu a camisa de bolinhas, e Albasini desgarraram do restante dos escapados, mas foram neutralizados a 1 km da meta, com a chega sendo decidida no sprint.

As próximas duas etapas serão decisivas na luta pela camisa vermelha. Com dois estágios de alta montanha – e final em subida – La Farrapona (14ª etapa) e o mítico Anglirú (15ª etapa) prometem uma disputa acirrada entre os grandes escaladores.

Classificação etapa
1 Michael Albasini (Swi) HTC-Highroad 4:19:39
2 Eros Capecchi (Ita) Liquigas-Cannondale
3 Daniel Moreno Fernandez (Spa) Katusha Team
4 David De La Fuente Rasilla (Spa) Geox-TMC
5 Nicolas Roche (Irl) AG2R La Mondiale
6 Oliver Zaugg (Swi) Leopard Trek
7 Angel Madrazo Ruiz (Spa) Movistar Team
8 David Blanco Rodriguez (Spa) Geox-TMC
9 Mikel Nieve Ituralde (Spa) Euskaltel-Euskadi
10 Marc De Maar (AHo) Quickstep Cycling Team

Classificação geral
1 Bradley Wiggins (GBr) Sky Procycling 51:14:59
2 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale 0:00:04
3 Christopher Froome (GBr) Sky Procycling 0:00:07
4 Fredrik Kessiakoff (Swe) Pro Team Astana 0:00:09
5 Jakob Fuglsang (Den) Leopard Trek 0:00:19
6 Bauke Mollema (Ned) Rabobank Cycling Team 0:00:36
7 Maxime Monfort (Bel) Leopard Trek 0:01:04
8 Juan Jose Cobo Acebo (Spa) Geox-TMC 0:01:27
9 Daniel Moreno Fernandez (Spa) Katusha Team 0:01:52
10 Haimar Zubeldia Agirre (Spa) Team RadioShack 0:01:53