Brasileira lidera o Tour de San Luis

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Ciclismo

A brasileira Janildes Fernandes, da Seleção Brasileira, é a nova líder do Tour Feminino de San Luis, que está sendo disputado na Argentina. A ciclista foi segunda colocada na 5ª etapa, disputada na última quinta-feira (16), e assumiu a liderança da competição, com apenas 1s de vantagem sobre a norte-americana Lauren Stephens. A vitória do dia ficou com Katharine Hall, outra norte-americana. Já Uênia Fernandes, prima de Janildes e que defende a equipe italiana Ale Cipollini, completou o pódio na terceira posição.

A definição da etapa (70 km entre Villa de la Quebrada e Mirador Potrero de los Funes) aconteceu logo nos primeiros quilômetros, quando sete atletas (Katharine Hall, Cristina Greve, Daniel Guajardo, Talía Aguirre, Uenia Fernandes, Janildes Fernandes e Francesca Pattaro) decidiram atacar no grupo principal. A tática deu certo e aos poucos a vantagem ampliou. Após a disputa da primeira meta de sprint, no km 35, vencida por Janildes Fernandes, o grupo com sete atletas começou a se desfragmentar até restar apenas duas ciclistas, a brasileira Janildes e a norte-americana Katharine.

leiamais-cinza-novo
iconezinho  BRASILEIRA É 3ª COLOCADA NO CONTRARRELÓGIO INDIVIDUAL
iconezinho
  BRASILEIRA É SEGUNDA COLOCADA NA 3ª ETAPA
iconezinho
  BRITÂNICA VENCE MAIS UMA NA ARGENTINA
iconezinho
  BRASILEIRAS SUBIRAM NO PÓDIO NOS PRIMEIROS DIAS DE DISPUTA NA ARGENTINA

A vitória ficou com Katharine, que completou a prova em 1h47min19s. Janildes cruzou no mesmo tempo e com a segunda colocação ganhou 6s de bonificação. Uenia Fernandes e a também brasileira Flavia Oliveira (Ale Cipollini) cruzaram na terceira e quarta posições, 43s e 45s depois, respectivamente.

No pódio, Janildes comemorou e dedicou a vitória para o seu filho Keven de apenas um ano. “A etapa foi muito difícil. O sol forte e o ritmo acelerado desde o início exigiu muita concentração e raça para conseguir chegar até o final. Fiz uma prova tática e acabou tudo dando certo. O trabalho que todas as meninas da Seleção Brasileira está fazendo aqui na Argentina é fantástico. Precisamos entrar na última etapa com força total para garantir essa vitória para o Brasil”, destacou.

“Aproveito para dedicar esse meu resultado e a liderança para meu filho Keven, de apenas um ano que ficou no Brasil. Também preciso agradecer a oportunidade que a CBC e a Caixa Econômica Federal vem proporcionando, além do apoio da FAB”, concluiu Janildes.

Janildes assumiu a ponta com 7h57min06s. A americana Lauren Stephens, aparece na segunda colocação a apenas um segundo da brasileira. Ana Paula Polegatch manteve a terceira colocação geral e agora está a 16 segundos de Janildes. Flávia Oliveira (Ale Cipollini) subiu para a sétima colocação geral. Entre as equipes, a Seleção Brasileira voltou a assumir a primeira colocação com 23h52min57s. Camila Coelho que liderava a classificação de montanha caiu para a segunda colocação com 9 pontos, um ponto a menos que a líder Katharine Hall.

A última etapa acontecerá nesta sexta-feira, 16 de janeiro. Serão 80,4km na cidade de San Luis. O percurso não apresenta grandes dificuldades e provavelmente a etapa será definida no Sprint final.