Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Frutas secas, alternativas ao gel de carboidrato

Foto: Shutterstock

Quem quer trocar o gel de carboidrato fabricado industrialmente por produtos naturais encontra nas frutas secas uma boa pedida. “O gel de carboidrato, por ser muito concentrado, nem sempre é bem digerido pelos corredores”, diz o treinador Deco Nonato, da Corpore Sano Running.

Em São Paulo, cidade que recebe o Circuito Banco do Brasil de Corridas, as frutas secas estão entre os principais produtos de seus tradicionais mercados municipais e também podem ser encontradas em lojas de alimentação saudável.

“Elas são fáceis de carregar, práticas e saborosas”, destaca Darlan Duarte, da assessoria Pacefit, que calcula já ter orientado mais de mil corredores ao longo de 15 anos de experiência na área.

Leia mais

Os melhores lugares para correr em São Paulo

Circuito Banco do Brasil leva corrida para todo o País

Os benefícios da corrida para a saúde a curto, médio e longo prazo

Entre as frutas desidratadas, a banana é sempre uma ótima pedida. A fruta é rica em carboidratos bons (frutose e amido, que o corpo converte em energia). É uma ótima fonte de vitamina B6 e potássio, que é vital para gerenciar o metabolismo de proteínas.

O potássio ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, leva oxigênio ao cérebro e regula o equilíbrio de água no corpo.

Outra fruta indicada é o damasco. Com pequeno volume, pode ser facilmente carregado numa pochete ou em bolsos, é rico em vitamina A, fibras e potássio, e também é fonte de carboidratos.

Uma pesquisa da Universidade do Estado de San Diego, dos EUA, comparou os efeitos de frutas como damasco e uva-passa com os do gel de carboidrato, ambos consumidos 45 minutos antes de exercícios de resistência e os resultados foram similares.

Para o pós-prova, o suco de uva concentrado é uma bela pedida. Possui antioxidantes, compostos que neutralizam a oxidação de tecidos causada pela produção de radicais livres.

Outras boas opções são o suco de mamão com laranja (oferece carotenoides e vitamina C), suco de melancia (fonte de licopeno) ou chá verde (fonte de catequinas).

Com um punhado de frutas secas, sua energia para os treinos está garantida. Aí é só se inscrever na etapa paulistana do Circuito Banco do Brasil de Corridas e esperar o grande dia chegar.

Clube O2

Garanta sua jaqueta do Clube O2

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!