Categories: Treinamento

Corrida de Montanha: dicas de Fernanda Maciel

Você é iniciante na corrida de montanha ou está louco para começar a se aventurar nas trilhas, mas sempre bate aquele desanimo, já que você mora na cidade grande e pensa não ter bons lugares para fazer os treinos. Essa não pode ser uma desculpa. Até mesmo atletas de renome internacional, como a ultramaratonista Fernanda Maciel (que foi vice-campeã do Ultra Trail World Tour no ano passado e campeã da Everest Trail Race, com a distância de 160 km percorridos em sete dias, em 2013) usam estratégias diferenciadas para manter os treinos em dia.

Conversamos com a atleta que soma títulos nas trilhas para saber quais são as suas dicas quando um atleta que mora na cidade quer ser corredor de montanha. Faça bom proveito.

1. Durante a semana, use o tempo livre para fazer seus treinos de velocidade com séries rápidas em terreno plano ou ruas íngremes. Parques também são boas opções.
2. Ainda durante os dias de semana, outra boa pedida é praticar os treinos de força com exercícios de fortalecimento para quadríceps e tornozelo, muito requisitados na corrida de montanha. Eles são essenciais para ter equilíbrio e para dar sustentação às passadas dadas nas trilhas. E esse é o segredo para não ter dores nos joelhos ou torcer o pé.
3. Nos finais de semana, você precisa ir para o meio do mato. Aproveite o tempo disponível para treinar a resistência em algum morro, montanha ou parque nacional. Esse é o famoso treino longo, que entre os corredores de rua também é feito nos dias de folga do trabalho.


  5 BARREIRAS NATURAIS DA CORRIDA DE MONTANHA
  5 DICAS PARA ENCARAR A PRIMEIRA MONTANHA
  ESCOLHA O SEU TÊNIS DE TRILHA

O que vestir e calçar?
Fernanda Maciel ainda dá outras dicas sobre o que usar na corrida de montanha, já que você precisará de equipamentos específicos para esse tipo de atividade.

– Mochila leve (ou algum outro acessório) com sistema de hidratação. Eles são essenciais para que você se mantenha bem hidratado durante a corrida, o que também influencia diretamente no bom desempenho na corrida de montanha. Mas treine com a mochila ou cinto de hidratação antes de ir para a prova, pois dependendo do seu tamanho e peso a sua técnica de corrida muda.

– Jaqueta resistente à água para proteger da chuva e do vento. Pode parecer lindo correr naquelas paisagens maravilhosas (e realmente é de fazer o queixo cair), mas você precisa estar protegido para quando chove ou venta muito, fatores que influenciam no seu rendimento.

Tênis para trilha. Eles são diferentes dos tênis de corrida de rua, visto que precisam de um cabedal mais resistente e que respire mais facilmente, além de terem cravos para dar estabilidade na corrida de montanha.

– Meia de compressão também é essencial nesse tipo de esporte. Ela evita os impactos na musculatura e ajuda na recuperação depois de se dedica à corrida de montanha. Serve tanto para treinos rápidos, quanto para os longos. Por isso, sempre saia de casa vestindo a sua.

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

4 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

4 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago