Cuidando do Corredor

Dicas para lidar com o calor na etapa de Salvador do Circuito Banco do Brasil

Os corredores que vão participar da etapa de Salvador do Circuito Banco do Brasil precisam se preparar para o clima úmido do inverno baiano. A prova está marcada para o dia 7 de julho.

“A umidade é um pouco maior nessa época. Nada parecido com Manaus ou Belém, mas é importante ficar atento”, recomenda o treinador Jardel Moura, da assessoria de corrida local que leva o nome dele.

Quando se corre em lugares úmidos, é mais difícil para o suor evaporar. Ele forma gotículas na pele que escorrem rapidamente, sem tempo de contato suficiente com a pele para resfriá-la. Dessa forma, perde-se menos calor.

Nessas circunstâncias, é importante manter a superfície do corpo úmida com líquidos frios. Ao passar pelos postos de hidratação, tente apanhar um pouco de gelo e colocá-lo no pescoço e trate de se hidratar bem. “Mas também não exagere, bebendo água demais”, adverte Cláudio Roberto Costa, da assessoria Triplaforma.

A ingestão exagerada de água pode resultar em hiponatremia. Nesse caso, o sangue fica diluído e o nível de sódio no sangue pode cair demais. Isso acarreta náuseas, tontura e confusão mental.

Mesmo em agosto, a temperatura na hora da prova, em Salvador, pode chegar aos 23º, num dia ameno, ou a 27º, com céu aberto, segundo Moura. Use roupas leves e adequadas para a prática esportiva. E nunca é demais lembrar: proteja a pele com filtro solar de fator 50, no mínimo.

Costa destaca a importância de se utilizar camisas com alta tecnologia. “Sob sol forte, é importante vestir camisas com proteção UVA/UVB e tecidos inteligentes”. Esses tecidos transferem o suor produzido pelo corpo para as camadas externas, facilitando a evaporação e o resfriamento do corpo. Com menos suor, a camisa fica mais leve, proporcionando maior conforto térmico.

O calor dificulta, mas não impede a prática da corrida. Na etapa de Salvador do Circuito Banco do Brasil, cuide bem da hidratação e proteja a pele para garantir uma manhã de pura diversão.

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

6 erros comuns na hora de comprar um tênis de corrida

Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…

8 horas ago

Evento esportivo para crianças recebeu milhares em Brasília no sábado!

Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…

4 dias ago

3 exercícios de fortalecimento do core que ajudam na corrida

Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…

1 semana ago

MOV: Família em Movimento chega a Brasília no sábado!

Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…

1 semana ago

Circuito Banco do Brasil de Corrida: esporte em família em São Paulo!

A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…

2 semanas ago

Circuito Banco do Brasil de Corrida terá etapa em São Paulo no domingo!

A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…

2 semanas ago