Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Corra melhor com sessões de acupuntura

Patrimônio Cultural da Humanidade – segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) –, a acupuntura é um método de tratamento complementar criado na China. Consiste na aplicação de agulhas em alguns pontos específicos do corpo, visando obter efeitos terapêuticos, como aliviar dores, diminuir o estresse, entre outros. Corredores podem utilizá-la para algumas melhoras.

++LEIA MAIS:
>> 5 RAZÕES PARA VOCÊ ADOTAR A ACUPUNTURA
>> RECUPERE-SE BEM DEPOIS DA CORRIDA

“A acupuntura na área esportiva auxilia na recuperação física após o treinamento, previne e trata lesões e alivia dores musculares”, afirma a acupunturista Lucia Kawakami, de São Paulo. “Pesquisas científicas mostram que o principal benefício do tratamento para o atleta é a diminuição do estresse oxidativo”, completa.

O método aumenta a atividade antioxidante no organismo com a produção de hormônios como a endorfina – que diminui as dores e gera a sensação de bem estar – e os esteroides – anti-inflamatórios naturais. “Com isso, melhoram a potência, força e a resistência anaeróbica muscular, além de aliviar a fadiga e equilibrar o psicológico”, garante Lucia.

Várias técnicas diferentes compõem a acupuntura e as mais usadas para o tratamento de corredores e atletas em geral é a com laser e a eletroacupuntura – ambas mais modernas, mas com ótimo efeito, segundo Lucia. “Essas técnicas têm efeito analgésico.”

De acordo com a acupunturista, o tratamento pode ser feito tanto antes, quanto depois das corridas. “Para quem quer melhorar o desempenho e prevenir lesões, recomendo que faça antes, mas para aliviar dores musculares, diminuir a fadiga e o estresse oxidativo, o ideal é fazer depois”, explica.

Lucia recomenda que, após uma avaliação, os atletas façam sessões de acupuntura duas vezes por semana.

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Essa você nunca viu: Clube O2 + O2 Box!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!