Categories: Iniciantes

Correr em jejum faz mal ou não?

Praticar atividades físicas em jejum é sempre um assunto polêmico. Muitos defendem que faz mal e pode acarretar vários problemas. Outros são a favor e têm certeza de que a atitude, de fato, influencia na hora de queimar os quilos extras.

++LEIA MAIS:
>> TREINO EM JEJUM PODE QUEIMAR 20% MAIS CALORIAS
>> CORRER EM JEJUM NÃO

Para o diretor técnico da Lobo Assessoria Esportiva, Rodrigo Lobo, correr antes de se alimentar pela manhã é extremamente danoso. “O organismo reduz sua velocidade de liberação de energia para protegê-lo da falência, principalmente o cérebro, que é alimentado exclusivamente de carboidratos”, explica. Isso quer dizer que faltará forças para a atividade.

Ele defende outro ponto. “A ingestão equilibrada e correta de carboidratos antes da corrida, possibilita que o corredor aproveite melhor seu treino e, consequentemente, gaste mais calorias durante e após o exercício.” Lobo sugere carboidratos de rápida absorção, como o pão branco.

O Especialista em Medicina do Esporte e Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), Dr. Ivan Pacheco, segue a mesma linha de pensamento. “Todo o exercício em jejum pode causar problemas.” O médico cita as principais evidências. “A hipoglicemia [diminuição do nível de glicose no sangue] pode causar tonturas, desmaios e, até, quedas que podem causar fraturas.”

Já o nutricionista Andre Pellegrini, do Instituto do Atleta (INA), em São Paulo, acredita que o exercício moderado em jejum pode ajudar. “Para um treino leve, auxilia um pouco na perda de peso, mas nunca em um treinamento mais forte”, diz.

Para o nutricionista, “essa é uma forma interessante de adaptar nosso corpo a trabalhar mais eficientemente a gordura como fonte de energia”, conta. É importante controlar a ingestão de carboidratos ao longo do dia, assim, mais gordura será queimada. “Treinar em jejum é uma estratégia adotada durante uma fase do treino de alguns maratonistas e ultramaratonistas, que dependem principalmente de gorduras como fonte de energia e se o corpo trabalhar mais eficientemente”, ressalta.

Contudo, é preciso tomar cuidado com esse treino. “Em jejum, nosso estoque de carboidratos não está muito ‘cheio’, portanto, logo tende a se reduzir a um ponto em que o fornecimento de energia fica comprometido, podendo dar tonturas, muita fome, fraqueza.” O nutricionista concorda com Lobo ao afirmar que treinar sem comer compromete o desempenho. “Além disso, costumamos exagerar nas refeições seguintes, jogando para o alto o controle da gordura que desejávamos com o treino em jejum.”

Segundo Pellegrini, corredores com o pace (minutos que cada um leva para percorrer 1 km) 6min/km não podem fazer mais do que uma hora de exercícios. Os com o pace 4:30min/km, têm, no máximo, 30 minutos.

Ele dá algumas dicas de alimentos que podem ser ingeridos antes dos treinos, sem que pesem durante a atividade:
– Pão branco com recheio magro, como geleia;
– Suco de frutas (evite apenas a laranja);
– Bolo simples (sem cobertura ou recheio);
– Biscoitos doces ou salgados (sem recheio);
– Cereal matinal com iogurte desnatado e mel;
– Banana amassada com cereais e mel.

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

7 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

7 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago