Iniciantes

Dicas para quem está acima do peso e quer correr

Exercício de fácil execução, sem custos altos e que pode ser realizado em qualquer lugar, a corrida costuma ser a porta de entrada no mundo dos esportes para muita gente que deseja perder peso. Um estudo realizado pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca, e publicado pelo The Journal of Sports Medicine, indica que aliar corridas diárias de pelo menos 45 minutos a dietas saudáveis pode diminuir mais de 4 kg por mês. Mas será que a corrida é o exercício ideal para pessoas obesas ou acima do peso?

Corredores com quilos extras necessitam de uma série de cuidados, o que não quer dizer que não estão aptos para as atividades físicas. Como o peso interfere diretamente no impacto do exercício sobre o corpo, nem sempre o efeito da corrida é absorvido da maneira adequada pelos músculos das pernas e pelos glúteos, sobrecarregando os joelhos.

Em algumas pessoas com volume abdominal maior que o comum, a coluna passa a ser alvo de preocupação. O acúmulo de gordura na barriga traz o encurtamento dos músculos das costas, principalmente na região lombar, causando dor durante ou depois a corrida. Se a exigência física for muito grande, até o sistema cardíaco é atingido.

Para evitar lesões ortopédicas, sustos cardíacos e não migrar das pistas para as salas de fisioterapia, é importante que as pessoas acima do peso consultem um médico, um nutricionista e um educador físico antes de correr . Um treino inadequado é capaz de machucar mais do que o excesso de gordura.

O Ativo.com conversou com Eden Carlos, melhor profissional do ano de 2015 segundo a Sociedade Brasileira de Personal Trainers e especialista em redução de peso, para trazer quatro dicas para quem quer correr sem comprometer o corpo.

Invista no fortalecimento muscular

“Antes de partir para a corrida, o fortalecimento muscular é o mais importante. Apesar de a corida ser barata, não é adequado simplesmente sair correndo sem orientação. O corpo precisa estar preparado para a atividade. Aposte em exercícios para fortalecimento dos músculos das pernas e da região do CORE (músculos profundos da região abdominal, lombar e pélvica, responsáveis pela sustentação do tronco e a postura). O fortalecimento muscular deve estar presente para qualquer tipo de esporte, principalmente na corrida, que tem movimentos repetitivos.”

Cuidado com o excesso: mescle a corrida com outros exercícios

“Tudo em excesso faz mal. É importante dar equilíbrio à vida. Atividade física é importante para o corpo, mas o excesso em uma mesma modalidade não faz bem. Além do fortalecimento muscular, recomendo mesclar a corrida com natação, ciclismo e tênis, por exemplo.”

A esteira pode ser uma boa opção inicial para preservar as articulações

“A esteira absorve mais impacto do que correr na rua, no asfalto, mas ambos têm pontos positivos e negativos. Entre correr na rua e na esteira, a principal vantagem da esteira está em poder controlar a intensidade da corrida, mantendo um ritmo. Além da maior absorção de impacto, existe a possibilidade de correr em um ambiente climatizado, o que gera um desgaste menor, ajudando quem está acima do peso e ainda procura aprimorar a condição física.”

Busque o histórico do educador físico

“Um educador físico pode ser legal e viver com a turma cheia, mas será que este profissional tem experiência e conhecimento para trabalhar com o que está se propondo a vender? A dica principal é buscar o histórico do profissional, sua formação, as pessoas com quem já trabalhou e os resultados conquistados. Quando quiser saber o histórico de um profissional, procurem pessoas que pararam de treinar com ele. O depoimento real estará com aquele que parou. Perguntando para quem ainda treina com um educador físico, você só encontrará elogios, não um depoimento embasado.”

Pedro Lopes

Share
Published by
Pedro Lopes

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

2 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

2 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago