Iniciantes

Musculação ou aeróbico: o que é melhor para perder peso?

Quando o assunto é perder peso, esta dúvida é bem comum. O que podemos fazer para render no treino e conquistar esse objetivo?

Muita gente acha que só correr na esteira ou fazer outro tipo de exercício aeróbio é o suficiente para perder peso. O motivo dessa crença é que sempre é ensinado que o treino aeróbio de intensidade baixa ou moderada é o ideal para emagrecimento, pois utiliza a gordura como fonte de energia. Será?

Para responder a essa pergunta, o Ativo consultou a professora Carolina Adriano, da Competition Training Gym. Confira:

O que funciona melhor para perder peso?

Segundo Carolina, o melhor é tirar proveito das duas atividades, porque os benefícios vão além de perder peso. O aeróbio, por exemplo, melhora o condicionamento cardiorrespiratório, dando mais fôlego e resistência para a corrida e outras atividades.

A musculação também tem um papel importante no processo de emagrecimento. Com ela, aumentamos a massa magra, que consome mais energia para sua manutenção. Ou seja, você queima mais calorias para isso”, explica.

Sem falar que o corpo continua gastando energia horas após o treino para se recuperar dos estímulos causados pelo exercício. E sabe aquela história de que corredor precisa fazer força fora do asfalto e da esteira?

Treinos de fortalecimento como a musculação previnem e evitam lesões, principalmente em atividades aeróbias mais intensas e de alto impacto”, ressalta Carolina.

Tanto no aeróbio quanto no treino de força, o que faz a diferença no resultado é a intensidade aplicada ao exercício. “Um treino de musculação bem orientado e na intensidade correta pode ser mais intenso e até provocar um gasto calórico maior que um treino aeróbio”, afirma a professora da Competition.

HIITs são uma boa opção

Os treinos de alta intensidade (HIIT) que combinam aeróbio e fortalecimento são curtos e eficazes, pois levam o corpo ao limite, aceleram o metabolismo e queimam muitas calorias durante e depois do exercício. Porém, exigem cuidado do praticante.

Precisa respeitar o que chamamos de interdependência. Se o volume do treino for alto, a carga deve ser moderada ou baixa e vice-versa”, ensina Carolina. “A intensidade do treino é determinada ou pelo volume ou pela carga, nunca os dois juntos. Isso é válido tanto para treino aeróbio quanto para musculação”, completa.

E finaliza com uma dica valiosa: “Você pode fazer o melhor treino que puder. Mas sem uma boa e devida orientação alimentar não conseguirá emagrecer como gostaria”.

Amanda Preto

Recent Posts

Salvador receberá última etapa do ano do circuito infantil MOV; inscrições abertas!

A cidade de Salvador receberá neste mês de setembro a terceira etapa do ano do…

10 minutos ago

Circuito Só Quero Pedalar passará por Salvador no domingo!

Depois de passar por São Paulo em agosto e por Fortaleza no início de setembro,…

14 minutos ago

Só Quero Pedalar teve etapa em Fortaleza; veja como foi!

No último domingo, 4 de setembro, o circuito Só Quero Pedalar, um passeio ciclístico de…

24 horas ago

Lesão: dá para não parar de treinar?

Dependendo da gravidade, sua dor pode ser tratada junto com um treinamento específico e mais…

4 dias ago

Com inscrições gratuitas, circuito Só Quero Pedalar passa por Fortaleza no domingo!

Depois de passar por São Paulo em agosto, o circuito Só Quero Pedalar chegará a…

5 dias ago

Só Quero Pedalar passou por São Paulo no final de semana!

No dia 28 de agosto o circuito Só Quero Pedalar, um passeio ciclístico de 10K…

1 semana ago