Categories: Iniciantes

Por que traçar sempre novas metas na corrida?

Para conseguir ter uma evolução constante, todo corredor precisa sempre traçar novas metas na corrida. Seja para melhorar a resistência, baixar o pace ou buscar a quebra de um recorde pessoal, é necessário que atleta tenha um objetivo em mente para se manter disciplinado e, principalmente, motivado nos treinos.

O corredor que não planeja novas metas fica sem rumo, e em consequência disso, seus treinos também ficam sem um direcionamento. Por isso é muito importante contar com a colaboração de um educador físico, que irá ajudar o aluno a pensar nessas metas e também a montar uma periodização para que ele as conquiste.

Os corredores iniciantes devem estabelecer metas curtas e também mais fáceis de serem atingidas. Seguindo esse pensamento e levando em consideração que a pessoa encare apenas provas de 5 km, o tempo médio ideal para que o aluno conquiste a meta é de um ou dois meses, mas isso depende muito da pessoa e do objetivo dela.

Assim que ele for adquirindo mais experiência, deve começar a traçar metas mais ousadas e que levem um pouco mais de tempo para serem alcançadas. Nessa fase, o mais comum é que seja estabelecido metas trimestrais ou até mesmo semestrais.

Mesmo que o iniciante tenha um objetivo maior, como completar um dia uma maratona, é importante que ele crie diversas pequenas metas para ele ir buscando enquanto não realiza seu grande sonho. Assim ele se mantém sempre motivado e não corre o risco de exagerar e acabar com uma lesão.

Evoluir na corrida é muito mais do que simplesmente aumentar as distâncias das provas. Se o atleta já corre percursos de 5 km, o melhor é que ele trabalhe para abaixar seu tempo nesse tipo de prova do que partir para um desafio maior.

 

Fonte: Diogo Capitânio, professor da Fórmula Academia de São Bernardo do Campo

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

3 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

3 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago