Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Como anda sua motivação para os treinos e provas?

Como anda sua motivação para os treinos e provas?

Você decidiu encarar um desafio e não está motivado o suficiente para se dedicar a ele? O que será que está acontecendo? Por que a motivação e a emoção acabaram? As respostas para estas perguntas estão em sua mente. Sabemos que somos capazes de encarar diversos desafios que surgem pelo caminho; para vencê-los, precisamos estar fortes física e emocionalmente. Ninguém está livre de situações adversas. Não se lamente acreditando que só você tem problemas e recaídas na motivação.

Quando se tem clareza da relevância de uma meta estabelecida, faremos de tudo para alcançá-la; driblaremos nossa mente dos maus pensamentos e transformaremos os momentos ruins em lições valiosas, a fim de que seja possível corrigir possíveis falhas.
Quem não estiver engajado e não souber ao certo o motivo de ter escolhido um desafio, seja ele qual for – completar os primeiros 5 km, perder 2 kg em 6 meses, cruzar a linha de chegada de uma maratona ou Ironman e por aí vai – vai fugir dos problemas sempre estará sujeito a sentimentos pessimistas.

Se você se identificou com a segunda situação, sugiro que repense e redefina suas metas. Outra forma de reverter esse quadro é tentar resgatar a motivação que lhe fez ter traçado as metas. É importante ter em mente que outras prioridades surgem ao longo da vida. Eis a necessidade de sempre estar alerta a esse movimento para evitar crises existenciais e sentimentos de fracasso. Afinal, não podemos mudar a rota o tempo inteiro, senão não chegaremos a lugar algum.

É extremamente gratificante e recompensador cruzar a linha de chegada após dias, meses e anos de trabalho árduo. Quanto mais difícil for o desafio e mais obstáculos superados, maior é a sensação do dever cumprido. Nossa autoestima se eleva e nos fortalece para novos desafios e para encarar a rotina diária. Não se esqueça de comemorar e vibrar sempre que conquistar um objetivo, e imediatamente coloque um novo no alvo para manter aceso o fogo da motivação.
Bons treinos e bora pra cima!

 

Leia mais

Corrida: 3 programas para diferentes objetivos

Da meia para a maratona: planilha para ir dos 21 km aos 42 km

Memórias de uma explosão: a reconstrução da Maratona de Boston

 

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Rodrigo Lobo

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo; sócio-diretor da Lobo Assessoria Esportiva; palestrante de temas sobre qualidade de vida, tre... VEJA MAIS

Compartilhe por email!