Notícias

50 provas mais bonitas para correr antes de morrer

Se você é daqueles que preza pelo visual na hora de escolher um desafio, não deixe de conferir a lista que criamos com as 50 provas mais bonitas do mundo. Tem opções para todos os níveis, de iniciante a avançado, e também para todos os gostos e perfis de corredores: asfalto, montanha, praia, floresta, deserto e até mesmo na neve. É o estímulo que faltava para você planejar sua próxima meta e viagem.

21K Noronha
Balaton Supermarathon
Big Sur
Maratona da Grande Muralha
Maratona do Deserto do Saara
Maratona de Jerusalém
Buller Gorge Marathon
Maratona de kilimanjaro
El Cruce
Bermuda Race Weekend
Gold Coast Marathon
Maratona da Baía do Monte Saint-Michel

1. Meia-maratona do Gelo
Local: Sibéria, Rússia
Distâncias: 7 e 21 km
Quando: janeiro
A única corrida de longa distância que acontece no inverno russo. A temperatura mais baixa registrada no evento foi de –39ºC, em 2001, e a mais alta de –4ºC, em 2012. A prova acontece sempre no dia 7 de janeiro, quando é celebrado o Natal ortodoxo, e seu percurso passa pelos principais pontos históricos de Omsk.
http://www.runsim.ru/en/ice

2. Maratona Internacional de Marrakesh
Local: Marrocos
Distâncias: 21 e 42 km
Quando: janeiro
Com o patrocínio de Sua Majestade, o rei Mohammed VI, a prova tem um clima ameno e é recheada de cultura, história e belas paisagens. Considerado um dos percursos mais rápidos do mundo, ele passa pelas antigas muralhas vermelhas da cidade e por suas ruas arborizadas com palmeiras, laranjeiras e oliveiras.
http://www.marathon-marrakech.com/

3. Bermuda Race Weekend
Local: Ilhas Bermudas
Distâncias: 10, 21 e 42 km
Quando: janeiro
Uma corrida que tem como visual as belas praias de areias brancas e aquele mar azul-turquesa do Caribe. Quem quiser, pode se aventurar no desafio “3 corridas em 3 dias”, e percorrer todas as distâncias do evento.
bermudaraceweekend.com

4. Cruce de los Andes
Local: Argentina
Distância: 100 km
Quando: fevereiro
Com três dias de duração, esta é uma das corridas de aventura mais famosas das Américas. Rodeado de belas paisagens e uma natureza exuberante, seu trajeto cruza os Andes, da Argentina até o Chile, passando por bosques, lagos e vulcões. O percurso é modificado todos os anos e pode ser concluído em formato solo ou em dupla.
elcrucecolumbia.com

5. Maratona Buller Gorge
Local: Nova Zelândia
Distâncias: 21 e 42 km
Quando: fevereiro
Um dos percursos mais panorâmicos da Nova Zelândia, atravessa toda a ilha sul do país, passando por paisagens exóticas e deslumbrantes.
bullergorgemarathon.co.nz

6. Maratona do Deserto do Saara
Local: Marrocos
Distâncias: 5, 10, 21 e 42 km
Quando: fevereiro
Um desafio único e exaustivo devido às altas temperaturas do deserto que tem como objetivo chamar a atenção das pessoas para o sofrimento da população saharaui, que há décadas luta por sua independência do povo marroquino.
http://www.saharamarathon.org/

7. Maratona de Kilimanjaro
Local: Tanzânia
Distâncias: 5, 21 e 42 km
Quando: fevereiro
Reconhecida pela Iaaf, a prova acontece na base da mais alta montanha da África, o monte Kilimanjaro, com 5.895 metros de altura. A corrida costuma ser usada para detectar talentos entre os vários atletas africanos.
kilimanjaromarathon.com

8. Barkley Marathons
Local: Estados Unidos
Distância: 160 km
Quando: março
Em 30 anos, apenas 14 pessoas conseguiram completar a prova, que tem como cenário as montanhas do Tennessee. Seu percurso, que deve ser feito em 60 horas, tem um desnível positivo e negativo de cerca de 18 mil metros que os participantes devem encarar apenas com a ajuda de um mapa e uma bússola.
http://www.mattmahoney.net

9. Balaton Supermarathon
Local: Hungria
Distância: 194,2 km
Quando: março
A prova acontece em volta do lago Balaton, o maior lago de água doce na Europa Central, que fica aos pés das colinas vulcânicas das Terras Altas do Balaton. Podendo ser feita na categoria individual ou revezamento, a corrida é dividida em quatro estágios de mais ou menos 50 km, que devem ser completados um a cada dia.
http://balatonsupermarathon.runinbudapest.com/

10. Big Sur
Local: Estados Unidos
Distâncias: 5, 12, 21 e 42 km
Quando: março
Situada entre Los Angeles e San Francisco, essa rota é considerada uma das mais espetaculares do mundo. Suas paisagens incluem parques, florestas e incríveis penhascos. Seu ponto mais conhecido é o da Bixby Bridge, na metade da corrida, quando se tem uma incrível vista do Oceano Pacífico.
bsim.org

11. Maratona Two Oceans
Local: África do Sul
Distâncias: 2, 5,6 km, 12, 21, 22 e 56 km
Quando: março
Realizada na Cidade do Cabo, a prova oferece a experiência única de poder avistar em um mesmo percurso os dois oceanos que margeiam o país: o Atlântico e o Índico. Além da ultramaratona de 56 km, o evento inclui também uma meia-maratona, provas de trail (12 e 22 km) e outras menores de 2 e 5,6 km.
http://www.twooceansmarathon.org.za/

12. Meia-maratona Glaciar
Local: Argentina
Distâncias: 10 e 21 km
Quando: março
Um percurso inesquecível que acontece dentro do Parque Nacional los Glaciares, em El Calafate, na Patagônia Argentina. Montanhas, lagos e glaciares acompanham cada corredor ao longo de toda a prova.
http://maratondelglaciar.com/

13. Maratona de Jerusalém
Local: Israel
Distâncias: 5, 10, 21 e 42 km
Quando: março
Uma verdadeira viagem através do tempo na qual os participantes têm o privilégio de percorrer 3 mil anos de história em meio a lindos cenários e diversos pontos sagrados para diferentes religiões.
http://www.jerusalem-marathon.com

14. Maratona do Monte Everest
Local: Tibete/Nepal
Distância: 42 km
Quando: maio
Um desafio em meio às neves e temperaturas glaciais da mais alta montanha do planeta. A prova começa a uma altitude de 5.364 metros e termina na cidade de Namshe Bazaar, quase 2 mil metros abaixo.
http://www.everestmarathon.com/

15. Maratona Internacional de Bornéu
Local: Ilha de Bornéu
Distâncias: 10, 21 e 42 km
Quando: maio
A enorme ilha abriga um dos tesouros naturais mais importantes do sudeste da Ásia: sua vasta extensão de floresta tropical. A prova, contudo, se dá nas principais ruas e avenidas, tem um percurso plano e, portanto, rápido.
borneomarathon.com

16. Maratona da Grande Muralha
Local: China
Distâncias: 8,5 km, 21 e 42 km
Quando: maio
Uma prova desafiadora e exótica que permite que o atleta teste seus limites nos mais de 3.700 degraus ao longo da Muralha da China, além de ter a chance de estar em contato com a cultura e a história dessa arquitetura, considerada uma das sete maravilhas do mundo construídas pelo homem.
http://great-wall-marathon.com

17. Maratona da Baía do Monte Saint-Michel
Local: França
Distâncias: 5, 10, 42 e 42 km em dupla
Quando: maio
Entre a região da Bretanha e a Normandia, a prova conta com a participação de cerca de 5 mil corredores, que vêm de todas as partes da França e do mundo para correr em um ambiente mágico, classificado como Patrimônio Mundial da Unesco.
http://www.marathondumontsaintmichel.com/fr

18. Mountain do Vale Sagrado
Local: Peru
Distâncias: 8, 20 e 42 km
Quando: maio
Uma prova nos arredores da histórica cidade de Cuzco, o Vale Sagrado dos Incas, considerado um paraíso arqueológico e cultural entre Huambutio e Machu Picchu, onde se encontram as ruínas de uma das mais importantes e antigas civilizações da América do Sul. O percurso tem terreno variado, passando por trilhas, bosques, montanhas e estradas de chão, e a altitude média é de 2.900 metros acima do nível do mar.
http://www.mountaindo.com.br

19. Maratona Rapa Nui
Local: Ilha de Páscoa
Distâncias: 10, 21 e 42 km
Quando: junho
Suas misteriosas estátuas, chamadas de moais, juntamente com suas belas praias tornam essa corrida mística e especial. Um destino exótico e único no mundo, repleto de mistério e fascínio.
http://www.maratonrapanui.cl/

20. The Dipsea Race
Local: Califórnia
Distância: 12 km
Quando: junho
Criada em 1905, é considerada a prova trail mais antiga dos Estados Unidos. Por questões ambientais, o número de corredores é limitado em apenas 1.500 por edição. Seu percurso é um dos mais bonitos do mundo, entre Mill Valley e Stinson Beach, mas é considerado cansativo por ser bastante íngreme.
dipsea.org

21. Safaricom Marathon
Local: Quênia
Distâncias: 21 e 42 km
Quando: junho
A prova, que arrecada fundos para a preservação da vida selvagem, acontece dentro da Lewa Wildlife Conservancy, uma das principais reservas do Quênia, em meio a um cenário de tirar o fôlego. O percurso passa por terrenos de chão batido, pela savana, por margens de rio e por uma floresta de acácias, tendo os participantes a chance de avistar diversos animais.
http://www.safaricom.co.ke

22. The Big Five Marathon
Local: África do Sul
Distâncias: 21 e 42 km
Quando: junho
Já pensou correr entre leões, leopardos, elefantes, búfalos e rinocerontes? Essa é a ideia da Big Five, que acontece na reserva de Entabeni, província de Limpopo, e onde os corredores podem avistar os “grandes cinco” e também muitos outros animais. Uma experiência inesquecível e segura, já que há vários guardas ao longo do trajeto para evitar qualquer ataque.
http://big-five-marathon.com

23. Meia-maratona das Cataratas
Local: Brasil
Distância: 21 km
Quando: junho
A disputa ocorre no interior do Parque Nacional do Iguaçu, um Patrimônio Natural da Humanidade e área de preservação ambiental. Seu percurso é caracterizado por uma paisagem de floresta e natureza exuberante, com destaque para a grandiosidade das Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas mundiais da natureza. O trajeto da prova possui um nível de dificuldade médio, com subidas e descidas leves.
http://www.meiamaratonadascataratas.com.br/

24. Maratona de Perth
Local: Austrália
Distâncias: 42 km e revezamento
Quando: junho
Localizada na costa oeste da Austrália, é uma região de clima agradável, com belas praias, jardins e vinícolas. Desde 1968, a cidade promove a maratona para levantar fundos para instituições de caridade.
wamc.org.au

25. Maratona do Sol da Meia-noite
Local: Noruega
Distâncias: 4,2 km, 10, 21 e 42 km
Quando: junho
Uma das provas mais incríveis do mundo, na qual se tem a oportunidade de correr durante um fenômeno conhecido como sol da meia-noite. A largada dos 42 km ocorre às 20h30 para que a maioria dos competidores cruze a linha de chegada por volta da meia-noite, vendo o sol brilhar. O percurso é plano e a temperatura média é de agradáveis 15°C, embora não deixe de haver neve nas montanhas que circundam a cidade.
msm.no

26. Trail Verbier St Bernard
Local: Suíça
Distâncias: 6, 29, 61 e 110 km
Quando: julho
Uma corrida de trail no coração dos Alpes Suíços com opções para os mais variados níveis. A temperatura costuma ser agradável, porém o percurso é repleto de subidas e descidas íngremes, que, dependendo da distância escolhida, devem ser encaradas durante a noite também.
trailvsb.com

27. Maratona de Victoria Falls
Local: Zimbabwe
Distâncias: 7,5 km, 21 e 42 km
Quando: julho
A corrida começa e termina no Zimbabwe, mas tem uma passagem pela Zâmbia, sendo que no meio do caminho os atletas passam pela Victoria Falls Bridge, de onde é possível avistar as majestosas cataratas, e também por uma reserva natural, na qual veem animais como macacos, javalis, hipopótamos, entre outros.
vicfallsmarathon.com

28. Maratona da Ilha Maurício
Local: Maurício
Distâncias: 10, 21 e 42 km
Quando: julho
Percurso paradisíaco que passa por belas praias de águas transparentes, aldeias de pescadores, pela espetacular lagoa Baie du Cap, além da montanha Le Morne, que se projeta para o mar e é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.
mauritiusmarathon.com

29. Gold Coast Marathon
Local: Austrália
Distâncias: 5,7 km, 10, 21 e 42 km
Quando: julho
Localizada na ilha de Queensland, é uma das regiões mais badaladas do país, com lindas praias e uma excelente infraestrutura. A época da prova costuma atrair os melhores corredores, especialmente da África e da Ásia, já que as temperaturas ficam em torno dos 19°C, favorecendo o desempenho dos atletas.
goldcoastmarathon.com/au

30. Mongolia Sunrise to Sunset
Local: Austrália
Distâncias: 42 e 100 km
Quando: agosto
Disputada às margens do lago Hovsgol, em meio a uma natureza quase intocada, é considerada uma das mais belas corridas de trail do mundo. Seu percurso, contudo, é bem desafiador, com mais de 2.255 metros de ganho de elevação nos 42 km e de 3.365 metros no maior trajeto.
ms2s.dk

Maratona do Gelo
Maratona do Monte Everest
Maratona do Sol da Meia Noite
Maratona Internacional da Patagônia
Two Oceans
Meia Maratona Glaciar
Maratona do Deserto do Atacama
Polar Circle Marathon
The Big 5 Marathon
Trail Verbier St Bernard
Vale Sagrado dos Incas

31. Creemore Vertical Challenge
Local: Canadá
Distâncias: 25, 50 e 75 km
Quando: agosto
Parte da prova é feita em estradas de terra e outra parte em trilhas. As subidas são bastante longas, porém não muito íngremes; já as descidas são mais acentuadas e técnicas. Ao final do percurso é possível escolher entre correr pela ponte ou através do rio Mad.
ouser.org

32. Maratona de Da Nang
Local: Vietnã
Distâncias: 5, 21 e 42 km
Quando: agosto
Considerada uma das seis praias mais bonitas do mundo devido a sua areia branca, água azul cristalina e excelente urbanização. A prova passa não apenas pelo belo litoral rodeado de montanhas, mas também pelas pontes e ruas da cidade.
rundanang.com

33. Maratona da Cidade de Helsinque
Local: Finlândia
Distância: 42 km
Quando: agosto
A cidade é a capital do país e é considerada a melhor do mundo para se morar. Além da boa qualidade do ar, é cenário perfeito para uma prova por oferecer um percurso leve e confortável, que passa por parques, lagos e muita área verde.
helsinkicitymarathon.fi/en

34. Maratona de Bali
Local: Indonésia
Distâncias: 10, 21 e 42 km
Quando: agosto
Oportunidade de o corredor explorar os cenários desta ilha paradisíaca, quente, festiva e culturalmente rica, com cerca de 10 mil templos espalhados em seu território.
balimarathon.com

35. Maratona de Kauai
Local: Havaí
Distâncias: 21 e 42 km
Quando: setembro
As largadas ocorrem quando ainda está escuro, permitindo aos corredores vislumbrarem um cenário paradisíaco no nascer do sol. O percurso passa por praias, picos vulcânicos e florestas tropicais, sendo um dos trechos mais bonitos a passagem por um túnel de eucaliptos de 1,6 km.
thekauaimarathon.com

36. Satara Hill Half Marathon
Local: Índia
Distância: 21 km
Quando: setembro
Um desafio nas colinas ao redor do distrito de Satara e que acontece em meio a um calor intenso e alta umidade. Em 2015, entrou para o livro dos recordes ao juntar o maior número de corredores (2.618) em uma corrida de montanha.
satarahillmarathon.com

37. Maratona do Médoc
Local: França
Distância: 42 km
Quando: setembro
Muito mais do que uma corrida de rua, o evento coroa as celebrações da temporada das colheitas de uva. É um espetáculo rico em cores, já que a maioria dos participantes corre fantasiada.
http://www.marathondumedoc.com/

38. Dingle Marathon
Local: Irlanda
Distâncias: 21 e 42 km
Quando: setembro
A prova atravessa a Península de Dingle, uma das cidades mais encantadoras da ilha. O clima é imprevisível, mas não tira a beleza das paisagens naturais, com destaque para a costa acidentada e para as ilhas Blasket.
dinglemarathon.ie

39. Jungfrau-Marathon
Local: Suíça
Distâncias: 4 e 42 km
Quando: setembro
Localizado no topo dos Alpes Suíços, o passo de montanha Jungfraujoch é considerado Patrimônio Natural da Unesco. Correr por lá não é só desafiador devido à diferença de altitude de 1.829 metros, como também uma das experiências mais incríveis para se vivenciar no país.
http://www.jungfrau-marathon.ch/en

40. Spartathlon
Local: Grécia
Distância: 246 km
Quando: setembro
Considerada “a rainha das ultramaratonas”, é uma das provas mais difíceis do mundo, que exige um elevado preparo físico e mental. O percurso é feito entre as cidades de Atenas e Esparta, tendo na subida e descida dos 1.200 metros do monte Parthenio o principal obstáculo.
spartathlon.gr/en

41. Maratona Internacional da Patagônia
Local: Chile
Distâncias: 10, 21 e 42 km
Quando: setembro
Seja qual for a distância, o percurso é duro, mas a beleza do lugar compensa todas as dificuldades. A rota passa por cenários lindíssimos em meio a montanhas, geleiras, lagos multicores, fiordes, ilhas e florestas virgens.
patagoniainternationalmarathon.com

42. Maratona da Selva
Local: Brasil
Distâncias: 42, 127 e 254 km
Quando: outubro
Uma prova de sobrevivência, considerada uma das mais difíceis do planeta, que ocorre no meio da floresta amazônica. No percurso, há pântanos, travessias de rios, subidas e descidas íngremes e lindas praias fluviais, tudo isso combinado com a umidade e altas temperaturas.
http://www.junglemarathon.com

43. Maratona do Lago de Garda
Local: Itália
Distâncias: 15, 30 e 42 km
Quando: outubro
Uma rota de beleza impressionante pela qual os atletas passam pelo imenso e surpreendente Lago de Garda, rodeado pelos imponentes Alpes e por pequenos e belos vilarejos e cidades.
lakegardamarathon.com

44. Dugway Trail and Ultra Run
Local: Estados Unidos
Distâncias: 5, 10, 20, 30 e 50 km
Quando: outubro
Já pensou correr em um centro militar de testes de armas químicas e biológicas? Uma vez por ano, a Área 52, como é chamada, é aberta ao público para receber uma corrida de montanha com variadas distâncias. Os percursos são bastante acidentados, porém nenhum deles passa perto de onde as armas são realmente testadas.
https://ultrasignup.com/

45. Himalayan 100
Local: Índia
Distância: 160 km
Quando: outubro
Uma ultramaratona de montanha dividida em cinco dias de prova em que não há tempo de corte. O trajeto passa por selvas, florestas de pinheiros, pequenas aldeias e povoados, além de uma vista panorâmica das mais altas montanhas do mundo: Monte Everest, Lhotse, Makalu e Kanchenjunga.
himalayan.com

46. Maratona do Círculo Polar
Local: Groenlândia
Distâncias: 21 e 42 km
Quando: outubro
Um dos lugares mais extremos do mundo, em que as temperaturas são baixíssimas e os ventos, congelantes. Em compensação, repleto de paisagens polares de tirar o fôlego. Mais do que enfrentar os demais corredores, o importante aqui é superar os limites do próprio corpo.
Polar-circle-marathon.com

47. Mountain Do – Deserto do Atacama
Local: Chile
Distâncias: 6, 23 e 42 km
Quando: novembro
Se correr em um deserto já parece ser um grande desafio, imagine desafiar o deserto mais alto e árido do mundo? Apesar das adversidades, o caminho passa pelos principais pontos turísticos da região, o Vale de La Luna e o Vale da Morte, tendo os atletas que percorrer trechos de chão batido, trilhas entre cânions, sítios arqueológicos e muitas dunas.
http://www.mountaindo.com.br/

48. Maratona da Antártica
Local: Antártica
Distâncias: 21, 42 e 100 km
Quando: novembro
Quem quiser correr em todos os sete continentes não terá como escapar deste deserto de gelo. Tempestades de neve, lesões e um impiedoso reflexo do sol na imensidão branca que pode até cegar. Sem falar na sensação térmica de –50°C, com ventos de até 200 km/h, que podem congelar os tecidos do corpo.
icemarathon.com

49. Bagan Temple Marathon
Local: Mianmar
Distâncias: 10, 21 e 42 km
Quando: novembro
Mianmar é de uma importância histórica incomparável, uma vez que suas terras abrigam mais de 2 mil templos. É neste cenário místico e impressionante que ocorre a prova, limitada a apenas 300 participantes. Nessa época, o clima é quente e úmido, com temperaturas atingindo 30°C.
Bagan-temple-marathon.com

50. 21k Noronha
Local: Brasil
Distâncias: 8 e 21 km
Quando: novembro
Uma experiência única de correr neste paraíso, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O percurso tem trechos no asfalto, trilhas e praias, e passa pelas mais belas paisagens da ilha. Para preservar suas ricas fauna e flora, as inscrições são limitadas.
http://www.21knoronha.com.br/

paularicupero

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

2 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

2 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago