Atividade física garante mobilidade na velhice, diz estudo

Atualizado em 19 de dezembro de 2017
Mais em Notícias

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade da Flórida (Estados Unidos), em conjunto com outros sete centros de pesquisa norte-americanos, apontou que praticar exercícios moderados, como uma simples caminhada, pode garantir que o idoso mantenha a capacidade de realizar atividades do dia a dia sem precisar da ajuda de outras pessoas. Que a atividade física faz as pessoas (idosas ou não) mais saudáveis não é novidade, mas essa é a primeira vez que uma pesquisa mede sua influência para que um indivíduo permaneça ativo e independente na velhice.

O trabalho mostrou que os idosos praticantes de atividades físicas aeróbicas moderadas têm mais chances de manter a capacidade de andar com o avanço da idade, do que aqueles que não fazem esse tipo de exercício. O estudo estabeleceu essa capacidade como a habilidade de caminhar pelo menos 400 metros de uma vez só.

Participaram do estudo 1.635 pessoas sedentárias, de 70 a 89 anos. Todas conseguiam caminhar por 400 metros em 15 minutos, mas eram considerados, segundo os pesquisadores, idosos com grandes chances de perder a mobilidade. Os voluntários foram, então, separados em dois grupos: um deles passou a caminhar 150 minutos semanalmente, além de realizar atividades de alongamento, equilíbrio e flexibilidade. Já o restante fez, apenas, exercícios de alongamento.

Todos foram acompanhados durante dois anos e meio e, no final desse período, os especialistas observaram que os idosos praticantes da caminhada tiveram risco 18% menor de perder a mobilidade física em comparação aos voluntários do outro grupo.

O estudo foi publicado na edição de junho do periódico Journal of the American Medical Association e será apresentado no encontro anual do Colégio Americano de Medicina Esportiva, que está acontecendo em Orlando, na Flórida.