Categories: Notícias

Atividade física garante mobilidade na velhice, diz estudo

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade da Flórida (Estados Unidos), em conjunto com outros sete centros de pesquisa norte-americanos, apontou que praticar exercícios moderados, como uma simples caminhada, pode garantir que o idoso mantenha a capacidade de realizar atividades do dia a dia sem precisar da ajuda de outras pessoas. Que a atividade física faz as pessoas (idosas ou não) mais saudáveis não é novidade, mas essa é a primeira vez que uma pesquisa mede sua influência para que um indivíduo permaneça ativo e independente na velhice.

O trabalho mostrou que os idosos praticantes de atividades físicas aeróbicas moderadas têm mais chances de manter a capacidade de andar com o avanço da idade, do que aqueles que não fazem esse tipo de exercício. O estudo estabeleceu essa capacidade como a habilidade de caminhar pelo menos 400 metros de uma vez só.

Participaram do estudo 1.635 pessoas sedentárias, de 70 a 89 anos. Todas conseguiam caminhar por 400 metros em 15 minutos, mas eram considerados, segundo os pesquisadores, idosos com grandes chances de perder a mobilidade. Os voluntários foram, então, separados em dois grupos: um deles passou a caminhar 150 minutos semanalmente, além de realizar atividades de alongamento, equilíbrio e flexibilidade. Já o restante fez, apenas, exercícios de alongamento.

Todos foram acompanhados durante dois anos e meio e, no final desse período, os especialistas observaram que os idosos praticantes da caminhada tiveram risco 18% menor de perder a mobilidade física em comparação aos voluntários do outro grupo.

O estudo foi publicado na edição de junho do periódico Journal of the American Medical Association e será apresentado no encontro anual do Colégio Americano de Medicina Esportiva, que está acontecendo em Orlando, na Flórida.

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

6 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

6 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago