Notícias

Em isolamento, brasileiro corre meia-maratona no apartamento

Inúmeros corredores estão tentando evitar que as medidas de isolamento impostas ao redor do mundo os impeçam de fazer o que mais gostam, correr. O brasileiro Thiago Bonfim é um deles. Inscrito para a Maratona de Boston, que seria realizada em abril, ele resolveu fazer uma meia-maratona dentro de seu apartamento de 79 m² localizado em São Paulo.

O atleta de 36 anos conta que há duas semanas ainda fazia seus treinos na rua, porém, por conta do agravamento da situação da pandemia passou a treinar em casa. “No primeiro momento decidi que faria apenas os treinos funcionais e pedalaria no rolo de treino, mas senti que faltava algo que só a corrida me proporciona”, afirma Thiago.

A ideia de correr em seu apartamento veio depois de ver um vídeo em que um atleta estrangeiro fez uma maratona em sua casa. Então começou correndo 5 km, no dia seguinte fez 10 km, subiu para 14 km, até que resolveu arriscar correr uma meia-maratona indoor. Com um pace de 5min07s e uma velocidade de 11,74 km/h, o corredor demorou 1h47min51s, 27 minutos a mais que seu recorde na distância, para completar os 21,1 km.

A corrida que aconteceu no sábado à tarde, para não incomodar nenhum de seus vizinhos, teve um percurso estratégico e apoio da esposa Glaucia Oliveira.

“Eu fui alternando em volta da mesa, entrava na cozinha, saia pela porta de acesso à varanda, retornava para a sala, então ia até o final do corredor que dá acesso ao banheiro e voltava. Eu variei durante o percurso todo para não ficar monótono e para não ficar tonto”, diz o atleta.

De alguns companheiros regulares de treino, Thiago ouviu que sua iniciativa era loucura. De outros, que a ideia os motivou. “O negócio é se movimentar e fazer aquilo que gosta e te dá prazer”, conta.

Com boas marcas em seu currículo esportivo, o atleta afirma que o mais difícil para a corrida indoor é tomar os cuidados necessários durante os treinos, pois é preciso atenção para não sofrer torções por conta do espaço reduzido, além de treinar também a mente para entender que durante esses treinos não é possível fazer seu melhor pace.

“Mas, depois de tudo isso, uma coisa posso afirmar: é um excelente treino para trabalhar a cabeça, principalmente a concentração, atenção. E o mais importante de tudo, isso comprova de fato que a corrida não é só pace ou competição, é fazer isso por amor ao esporte, por sentir-se feliz independentemente das condições”, finaliza.

 

Lara Scaglione

Recent Posts

6 erros comuns na hora de comprar um tênis de corrida

Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…

7 horas ago

Evento esportivo para crianças recebeu milhares em Brasília no sábado!

Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…

4 dias ago

3 exercícios de fortalecimento do core que ajudam na corrida

Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…

1 semana ago

MOV: Família em Movimento chega a Brasília no sábado!

Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…

1 semana ago

Circuito Banco do Brasil de Corrida: esporte em família em São Paulo!

A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…

2 semanas ago

Circuito Banco do Brasil de Corrida terá etapa em São Paulo no domingo!

A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…

2 semanas ago