Calendário das principais maratonas em 2009

Atualizado em 19 de abril de 2016
Mais em Notícias

Os apaixonados por corrida não podem perder tempo, principalmente se a escolha for os cobiçados destinos no exterior. O ativo.com selecionou algumas das principais maratonas do calendário esportivo do próximo ano, no Brasil e no exterior, para facilitar sua programação desde já.

São Paulo – 8/03
A Meia Maratona Internacional de São Paulo é conhecida com uma das grandes provas sul-americana. A largada e chegada corrida é em frente ao estádio Pacaembu, na Praça Charles Miller, e ao longo do percurso, os corredores passam por ruas tradicionais do centro da capital paulista.

Paris – 5/04
A primeira maratona francesa foi realizada em 19 de julho com apenas 191 participantes, organizada pelo Petit Jounal. Os atletas percorreram os 40 km que separam Paris de Conflans. A prova cresceu ao longo dos anos e na 33ª edição da Maratona de Paris, no dia 5 de abril, contará com 37 mil participantes reunidos na Champs Elysées, uma das avenidas mais charmosas do mundo, para a largada.

Boston – 20/04
A maratona de Boston é a prova anual mais antiga do mundo. Em 2008, cerca de 22 mil corredores completaram o percurso. Para a edição de 2009, no dia 20 de abril, as inscrições serão limitadas para os 25 mil primeiros a se registrarem. Para participar da competição é preciso ter o tempo de classificação em alguma maratona certificada.

Londres –  26/04
Depois de retornar da Maratona de Nova York, o ex-campão olímpico Chris Brasher escreveu um artigo em 1979 para o The Observer, exaltando as características de confraternização da prova e indagava sobre quando Londres teria uma “festival” como o de Nova York. Dois anos depois, em março de 1981 surgia a primeira edição da Maratona de Londres.  Em 2009, 46,5 mil serão aceitos. No total, mais de 700 mil já completaram a corrida desde 1981.

Rio de Janeiro – 28/06

A Maratona do Rio de Janeiro será realizada no dia 28/6. O percurso da prova é um dos mais belos do circuito de maratonas, com largada na Praia do Pontal, e passa pelas praias de Leblon, Ipanema e Copacabana, além de pontos turísticos como o Pão de Açúcar. Inscrições já estão abertas no ativo.com.

Berlim – 20/09
A maratona de Berlim é conhecida por sua ótima organização e por ser um dos percursos mais rápidos. A prova disso é de que foi nesta prova que pela primeira vez uma mulher correu abaixo de 2h20min, e um homem cruzar a linha de chegada abaixo de 2h05min. Em 2007, Haile Gebrselassie melhorou a marca de Paul Tergats com o novo recorde mundial (2h04min26s). No ano seguinte, Gebrselassie provou que é o melhor completando abaixo de 2h04min. A prova tem no seu percurso o importante marco histórico, o portão Brandenburg, que simboliza a divisão da antiga Berlim do leste e oeste.

Chicago – 11/10
Um das maiores provas da categoria, a Maratona de Chicago reúne anualmente cerca de 40 mil atletas. A prova começa e termina no Grant Park, em frente às águas do Lago Michigan. Foi em Chicago que a maratonista Paula Radcliffe bateu o recorde mundial.
Buenos Aires – 11/10
A maratona de Buenos Aires entrou para o calendário esportivo apenas em 2003 com a participação de 900 atletas, mas tem crescido a cada temporada. No ano seguinte, a prova contou com o dobro de participantes. Na última edição correram 3,5 maratonistas de mais de 22 países. O brasileiro Geovane Jesús Santos é bicampeão da prova.
Nova York – 1/11
A Maratona de Nova York é uma das mais tradicionais do calendário de corridas de rua e distribui US$ 600 mil em prêmios. Para se ter uma idéia, a cada ano, a organização recebe cerca de 100 mil inscrições. Neste ano, o maratonista brasileiro Marilson Gomes dos Santos cruzou a famosa linha de chegada no Central Park em primeiro lugar novamente, tornando-se bicampeão da prova.