Começou a primavera

Atualizado em 29 de julho de 2016
Mais em Notícias

Por Fausto Fagioli Fonseca

Na manhã deste domingo, dia 23 de agosto, a cidade de Porto Alegre foi a palco da etapa de Primavera do Circuito das Estações Adidas, que teve largada às 9h, no Parque Marinha do Brasil, na orla do Rio Guaíba. Com percursos de 5 km e 10 km, a prova recebeu milhares de atletas dispostos a superarem seus limites ou curtirem a bela paisagem da capital gaúcha.

É o caso da funcionária pública Lícia Viviane Oliveira Seibt, 31, que aproveitou o clima agradável para participar de sua segunda prova na vida. “Corri a Night Run, em Brasília, quando estava por lá. Apesar de já treinar há um tempo, hoje corri apenas pela segunda vez em uma prova, e achei maravilhoso. O clima estava perfeito, nem muito frio e nem muito calor, com um sol lindo pela manhã, o que me ajudou a fazer um bom tempo, de 55min31s”, disse Lícia, que participou da prova de 10 km.

Em busca de uma melhora na saúde, o gerente de informática Eduardo Leão Javorski começou a correr no início de 2008, quando pesava 106 kg. Um ano e meio e muitas passadas depois, Leão atingiu suas metas com o esporte, e quer mais.

“Comecei para melhorar a saúde, e com uma dieta balanceada e muitos treinos emagreci 24 kg. Hoje, posso dizer que minhas metas, além de manter a saúde, são também de baixar minhas marcas. Fiz 46min46s no percurso de 10km, e, na etapa de verão, pretendo fazer 45min”, disse.

Sem dúvidas, a corrida
A história de Renato Oliveira Carrilho, 50, na corrida começou há cerca de 5 anos, por causa de uma lesão. Quando jogava uma partida de futebol com os amigos, o administrador de empresas se contundiu e teve que se afastar dos gramados.

“Quando me machuquei tive que fazer fisioterapia, e acabei também entrando na academia para ajudar a manter a forma. Lá, comecei a correr com um grupo de mais sete pessoas. Quando me recuperei completamente da lesão, tive que fazer uma escolha. Ou voltava a jogar futebol ou continuava correndo. Não preciso nem dizer qual escolhi”, disse Carrilho, que comentou sobre a prova.

“A mudança do local da largada foi uma estratégia muito boa, pois do centro do parque temos uma vista muito mais agradável. Além disso, o percurso é muito bom, plano, o que me ajudou a baixar em um minuto meu tempo. Com certeza volto na etapa de verão para completar minha mandala”.

O marido que se cuide
A empresária Andréia Cristina Carboni, 36, costumava acompanhar o marido maratonista nas provas de que ele participava. Vendo toda a organização e o clima animado dos eventos, ela decidiu que também iria começar a praticar o esporte.

“Sempre o acompanhava, e vendo tudo aquilo que evolvia a corrida, a minha vontade de participar só aumentava. Comecei a correr há três anos, mas tive duas pausas, por causa das gestações de meus filhos. Mas continuo correndo sempre”, disse Andréia, que espera um dia participar de maratonas ao lado do marido explicou.

“Ainda não estou preparada. Corro só provas de 10 km. Mas pretendo começar a treinar para correr uma meia-maratona ano que vem. Quanto as 42 km, quem sabe um pouco mais pra frente”, disse animada.

Circuito das Estações Adidas – Etapa de Primavera – Porto Alegre
Data: 23 de agosto de 2009
Horário: 9h
Percurso: 5 km e 10 km
Clima: Ameno
Temperatura: 21ºC (média)
Vencedores

Masculino 5 km
1º – Tauro Susin Bonorino – 15min13s
2º – Ioran Fernandes Etchechury – 15min37s
3º – Gerson Moreira Leite – 15min38s

Feminino 5 km
1ª – Ingrith Nascimento Barbosa – 18min47s
2ª – Liliane Pereira D´elia – 19min22s
3ª – Renata Panseral – 19min27s

Masculino 10 km
1º – Dalvane dos Santos – 31min14s
2º – Leandro Pinto Vieira – 32min16s
3º – Antônio Carlos Pereira Gomes – 32min43s

Feminino 10 km
1ª – Elenir Stropper da Silva – 38min27s
2ª – Neli Rosa de Oliveira – 38min47s
3ª – Cynthia Cveigorn Guimarães – 42min25s