7ª Corrida Pela Cidadania

Atualizado em 25 de julho de 2016
Mais em Notícias

Por Cesar Candido dos Santos
Foto Filipe Berndt

A Sociedade Hípica Paulista recebeu neste sábado, dia 20 de dezembro, uma “grande festa”. Disputada em clima de confraternização, a 7ª Corrida Pela Cidadania MPR/ Arrastão foi a despedida do calendário 2008 para muitos alunos da Marcos Paulo Reis Assessoria Esportiva e outros atletas, que participaram de provas nas distâncias de 6 km e 3 km (caminhada).

Além de todo o ambiente familiar existente, o principal foco da corrida é a questão social, e a renda arrecada com as mais de 1.500 inscrições realizadas é revertida ao Projeto Arrastão, que desde 1968 atua na promoção social, cultural e educacional de crianças, adolescentes, jovens e adultos na região do Campo Limpo, zona sul de São Paulo, e chega a atender indiretamente 5.000 pessoas por dia.

“Esta é uma prova amistosa e social, sem competitividade. A idéia é fazer uma festa”, disse o treinador Marcos Paulo Reis. “Mais importante que a confraternização é toda a questão social que está envolvida. Corridas existem toda semana, mas não com um objetivo como este”, completou o técnico.

“Esta corrida é muito importante para nós. Tanto pela parte financeira, já que o valor arrecadado é praticamente 5% do nosso orçamento, como pela questão da integração das crianças e atletas do Arrastão com as pessoas”, disse Luiz Masagão, presidente do Conselho Consultivo do Projeto Arrastão.

Lugar incomum
Realizada em um local fora dos tradicionais palcos de corridas em São Paulo, o percurso na Hípica Paulista agradou aos atletas que participaram da prova. “É diferente correr na grama. A prova tem um clima de festa e é maravilhosa. Não existe a obrigação de fazer tempo, o que vale é a confraternização”, afirmou Marcela Ribeiro, 29, bancária. “Estava tudo perfeito. A organização excelente, a distância agradável e os pontos de hidratação bem distribuídos. Até o tempo ajudou. A chuva anunciada não caiu e a clima mais ameno facilitou um pouco para correr”, declarou Murilo Guazzelli, 30, defensor público.

Criançada
Como toda boa festa de família, as crianças não foram esquecidas. Além dos 6 km e 3 km para os adultos, também foram realizadas corridas infantis de 50, 100 e 200 m, para os baixinhos entre 3 e 12 anos.

“É muito importante eles desde pequenos terem este contato com o esporte. Isso os estimula a levarem uma vida saudável. O contato com outras crianças também é muito legal, além de toda a questão social que a prova está envolvida”, declarou Vanessa Ferraro, 36, economista, que levou os sobrinhos Enzo, 5, e Augusto, 6, para participarem da corrida.

“Além da interação com outras crianças, é muito importante elas aprenderem a competir desde cedo, saber ganhar e perder. Além da questão da saúde, o clima familiar que existe na corrida é muito bom e permite correr com os amigos”, disse Cesário Ramalho, 38, administrador de empresas, que estava com as filhas Helena, 8, e Bruna, 6.

Olímpicas
Outro incentivo para os “futuros atletas” seguirem com a prática de atividades físicas foi a presença das atletas Lara Teixeira e Nayara Figueira, do nado sincronizado, e Fabiana Murer, do salto com vara, que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim.

“Este contato com as crianças é muito importante. Muitos resolvem praticar o esporte graças aos ídolos e é legal estar aqui para incentivá-los” disse Fabiana Murer, que completou. “O Projeto Arrastão faz um trabalho maravilhoso em diversas áreas e também no esporte. Isto é muito importante para a formação de cidadãos”.

Elite
Confraternização à parte, os atletas de elite brigaram intensamente pelo lugar mais alto no pódio da prova. Entre os homens, o primeiro postp ficou com Genildo Ribeiro Fernandes, que completou os 6 km em 20min53s. A segunda posição foi de Alexandro Santos, com 20min59s, e o terceiro mais rápido foi Bruno Tavares, que cruzou a linha de chegada em 21min58s.

Entre as mulheres, a grande vencedora foi a atleta Eliana Reinert, que completou a prova em 27min07s. Ela foi seguida por Ana Paula Hidalgo (28min36s) e Adriana Gurman Schwartz (28min39s), que ficaram respectivamente com o segundo e o terceiro lugar.

7ª Corrida Pela Cidadania MPR/ Arrastão – SP
Data: 20 de novembro de 2008
Horário: 9h
Distância: 6 e 3 km
Clima: frio
Temperatura: 19º C (média)
Umidade: 88% (média)
Postos de hidratação: 3 (2 no percurso e 1 na chegada)
Participantes: 1.500 inscritos

Pódio:
Masculino: Genildo Ribeiro Fernandes, 20min53s; Alexandro Santos, 20min59s; Bruno Tavares, 21min58s.

Feminino: atleta Eliana Reinert, 27min07s; Ana Paula Hidalgo, 28min36s; Adriana Gurman Schwartz, 28min39s.