Diversão em equipe

Atualizado em 01 de agosto de 2016
Mais em Notícias

Por Cesar Candido dos Santos

A cidade de Brasília recebeu neste domingo, dia 16 de agosto, a 2ª edição da Maratona Pão de Açúcar de Revezamento. Em clima de festa, a prova foi realizada no Eixão Sul e reuniu cerca de 5 mil corredores divididos em equipes de 2, 4 e 8 integrantes para enfrentarem os 42,2 km da corrida, que por ser disputada em grupos atrai os atletas mais experientes e também aqueles nem sempre participam de competições.

“Corro desde 2000, mas participo de provas esporadicamente. Meu pai foi o grande incentivador para formamos a equipe, que também contou com meus dois irmãos. Ele organizou tudo, foi atrás de camiseta e nos motivou bastante”, afirmou Bruno Araújo Secundo, 31, profissional de educação física, que destacou as vantagens de se correr em equipe.

“A motivação é maior, principalmente por estarmos em família, pois existe uma competitividade e ninguém quer fazer um tempo muito abaixo do outro. Mas também tem a segurança e o apoio. Você sente que não está correndo sozinho, porque todos incentivam”, disse Secundo.

O dentista Márcio Torrecillas, 30, também acredita que fazer parte de uma equipe é um incentivo a mais para correr.

“Corridas como estas são diferentes das provas em que se participa sozinho. Nelas, cada um corre por sim, para melhorar o tempo. Mas aqui não, é preciso dar o melhor de si pensando também nos outros”, declarou Torrecilas, que também falou sobre a organização da prova.

“Achei o corredor do revezamento um pouco estreito, mas no geral a organização estava excepcional. Já participei de provas em São Paulo e no Rio de Janeiro e os eventos aqui de Brasília chegaram ao mesmo patamar. Os organizadores estão conseguindo fazer corridas cada vez melhores”, disse o dentista.

Sol forte
O calor e o tempo seco da capital federal foram os principais “adversários” dos corredores, principalmente daqueles que entraram mais tarde na pista, como contou a funcionária pública Karina Lemos Alvim Lago, 32.

“Estava muito sol e quem corre na parte final sempre sofre mais um pouco. Porém, a organização estava excelente e não deixou faltar nada, o que ajudou muito aos corredores”, afirmou Karina, que se lesionou logo após a corrida. “Torci o pé, mas fui atendida rapidamente pela equipe médica e não foi nada demais. Vou poder voltar a correr logo”.

O designer Edson José Alves Fogaça, 48, também acredita que as condições climáticas dificultaram um pouco.

“O calor atrapalhou, e o que mais incomodou foi o tempo seco. Mas, no geral, a corrida foi muito boa. O percurso é muito agradável e a prova aconteceu em um ambiente alegre. Foi a união de festa com atividade física”, comentou Fogaça, que fez parte de uma equipe montada na empresa em que trabalha e elogiou a ideia.

“Isso é bom porque integra as pessoas. Temos a oportunidade de conhecer melhor nossos colegas e este contato reflete na qualidade do serviço”, salienta.

Fotos: Felipe Câmera

:: Maratona Pão de Açúcar de Revezamento – Brasília
Data: 16 de agosto de 2009
Horário: 8h
Percurso: 42,2 km
Temperatura: 24ºC (média)
Participantes:5 mil
Premiação: Vale compras para os três primeiros colocados e medalhas para todos os concluintes