Maratona Bertioga-Maresias tem tricampeões

Atualizado em 19 de abril de 2016
Mais em Notícias

Com uma vantagem de quase nove minutos, a equipe Costa Hirota conquistou o tricampeonato na 4ª Maratona de Revezamento Bertioga-Maresias, disputada neste sábado (31/5). Os nove atletas do grupo completaram os 75 km de percurso, entre areia de praia, trilhas e a Rodovia Rio-Santos, em 4h25min53s, numa chegada de muita festa e comemoração, após tanto esforço.

Os cerca de  1.000 inscritos, a grande maioria da capital paulista e interior do Estado, que competiram em equipes de nove, seis ou três integrantes. Houve, também, 24 participantes na categoria individual, batizada de Survivors (sobreviventes).

O tempo nublado ajudou na superação da distância, mas a maré alta dificultou alguns pontos da disputa. Dos 75 km, os 21 finais foram os mais duros, sendo que o último trecho, de 10,6 km, foi o mais difícil, com duas subidas de serras, a de Boiçucanga e a temida Maresias (com três km de subida íngreme e outros três de descida) e areia fofa.

A equipe vencedora foi formada por atletas da Baixada Santista e contou com Daniel Damásio, José Nildo, Emerson Ananias, Cosme Carvalho, Lindomar Araújo, Joaldo Costa, Luiz Carlos dos Santos, Elias Costa e Joseildo Ferrreira.

Desde o início, o grupo assumiu a ponta e a última fase da corrida foi percorrida por Joseildo, que subiu a Serra de Maresias a 22 km por hora. Ao encerrar a prova, na Praia de Maresias, em São Sebastião, todos os companheiros o aguardavam para cruzar a linha de chegada juntos.

“Foi a melhor prova que eu corri. O grupo estava bem treinado e graças a Deus conseguimos o tri, respeitando os nossos adversários”, destacou Joseildo, ressaltando o seu desempenho na subida da Serra de Maresias. “Eu gosto de correr morro e fui muito bem, livre, dando risada, dando tchauzinho. Ano que vem vamos treinar ainda mais”, avisou.

A equipe Essences Life, de São Paulo, também com nove integrantes, foi a vice-campeã, com 4h34min45s. O grupo vinha em terceiro lugar até o posto de controle 7 e justamente na parte mais dura da disputa assumiu o novo posto. Em terceiro no geral ficou a equipe da Prefeitura de São Sebastião, a menos de três minutos, destacando que o time foi formado por seis integrantes.

“Sempre estamos entre os melhores e desta vez fomos os campeões entre as equipes de seis atletas. Foi muito bom. A prova é linda e este espírito de integração é ótimo”, disse Ricardo Heitor, coordenador das equipes de São Sebastião. O PN 100%, também de São Paulo, foi o primeiro sexteto misto a completar a prova, garantindo o bicampeonato na categoria.

Na seqüência chegou outra equipe da Prefeitura de São Sebastião, com nove atletas, mas mista. Entre os trios, o mais rápido foi o da Butenas Assessoria Esportiva, de São Paulo. Destaque, também, para o vencedor da categoria Survivors, Agnaldo Sampaio Oliveira (Acrimet/Top Spin/Runtech), de São Bernardo do Campo, que correu todo o trajeto em 6h07min.