Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Marizete Moreira vence a Maratona de São Paulo

A baiana Marizete Moreira dos Santos conseguiu uma vitória para o Brasil neste domingo na 15ª Maratona Internacional de São Paulo. Entre os homens, o mineiro Franck Caldeira foi o brasileiro mais bem colocado, na segunda posição, atrás do vencedor queniano Elias Chelimo. A equipe do ativo.com acompanhou o evento e registrou as imagens dos competidores, que estarão disponíveis on-line em breve.

A prova reuniu 15 mil corredores nas corridas de 10K, 25k e 42K, que dá nome ao vento. Com 20 graus de temperatura na largada, dada na Avenida Jornalista Roberto Marinho, no Brooklin, a prova teve vários líderes logo no início.
No feminino, Marizete assumiu a liderança no quilômetro 21, depois que a etíope Tolla Tesfaye, que estava em primeiro lugar, diminuiu o ritmo. Após assumir a ponta, a brasileira não deu chances às adversárias. Ela conta que acordou inspirada e teve uma ajuda da numerologia. “Meu número de peito é 201, o quarto do hotel 401 e hoje é dia 31. Com tanto número 1 eu tinha de ser a número 1 também”, disse a campeã, sorrindo.

Com um ritmo forte, Marizete conta que sofreu no final da prova. A partir do quilômetro 36, começou a sentir cãibra nas duas pernas. “No último túnel (Tribunal de Justiça) não conseguia respirar direito. Não sei de onde tirei força. Corri na raça”, explicou a atleta radicada em Brasília, que fez questão de homenagear os nordestinos e os candangos, logo na chegada no Ibirapuera.

Entre os homens, o vencedor foi o queniano Elias Chelimo, que conseguiu manter um ritmo muito forte e se distanciar dos rivais. O africano completou a distância em 2h13min59s. Caldeira, campeão da prova em 2004, fechou em 2h17min23s, com José do Nascimento Souza em terceiro (2h19min17s).

“A corrida foi boa. Mas a prova ficou mais difícil a partir do quilômetro 26, quando o vento forte atrapalhou um pouco. Mas gostei da minha performance”, afirmou o campeão.

Já Franck comemorou a segunda posição como uma vitória. “Gostei da prova porque estava apagado. Sou muito cobrado. O que as pessoas precisam entender é que não sou uma máquina. Vim para fazer o pódio e fui o melhor brasileiro na prova”, lembrou Franck, medalha de ouro na maratona do Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007.

Com a participação em São Paulo, Franck abriu mão de participar do Campeonato Mundial de Berlim, em agosto. “A partir de agora vou me dedicar às corridas mais curtas”, afirmou. “No ano que vem volto a pensar na maratona com o foco em Nova York, em 2011.”

O mesmo vai fazer Marily dos Santos, terceira colocada neste domingo e única representante brasileira na maratona da Olimpíada de Pequim. “Vou competir um pouco mais e, com isso, não pretendo fazer outra corrida longa tão cedo.”

Outro destaque da competição foi o baiano José do Nascimento Souza, que disputou pela primeira vez uma maratona e terminou em terceiro lugar. “Segui a determinação do meu técnico e mantive o meu ritmo o tempo todo. O resultado foi o surpreendente terceiro lugar”, disse. “Ganhei uma bolhas nos pés, mas estou muito contente.”

Classificação da Maratona Internacional de São Paulo

Masculino

1- Elias Chelimo (QUE) – 2h13min59s
2- Franck Caldeira (BRA) – Cruzeiro – 2h17min23s
3- José do Nascimento Souza (BRA) – Facitec – 2h19min17s
4- Giomar Pereira da Silva (BRA) – Cruzeiro – 2h21min36s
5- Tola Ketema Nigusse (ETI) – 2h22min38s

Feminino

1- Marizete Moreira dos Santos (BRA) – Facitec – 2h42min24s
2- Marizete de Paula Rezende (BRA) – Mizuno – 2h45min37s
3- Marily dos Santos (BRA) – Mizuno – 2h46min27s
4- Edielza Alves dos Santos (BRA) – Cruzeiro – 2h52min32s
5- Tolla Aberash Tesfaye (ETI) – Fila – 2h54min09s

Classificação dos 25 km

Masculino

1- Marildo José Barduco (BRA) – Montevérgine – 1h25min45s
2- Ivair Neves Lima (BRA) – Montevérgine – 1h27min43s
3- José Ramos Antunes Rodrigues (BRA) – Ramo Verde – 1h33min51s

Feminino

1- Edinalva da Silva Nunes (BRA) – Corpus Line – 1h54min33s
2- Patrícia Aparecida dos Santos (BRA) – Corra Orientado – 1h59min43s
3- Ana Carolina Hohmann (BRA) – Avulso – 2h02min14s

Classificação dos 10 km

Masculino

1- Renilson Vitorino da Silva (BRA) – Montevérgine – 32min56s
2- Samuel Ribeiro (BRA) – Ecourbis – 34min20s
3- Sebastião Torres de Oliveira (BRA) – E. C. Tavares – 35min45s

Feminino

1- Andreia Keilla Galvão Lemes (BRA) – GCM – 47min06s
2- Angelita Maria de Freitas (BRA) – Amigos/Morro Acima – 48min01s
3- Maria das Graças Silva Moreira (BRA) – Avulso – 48min46s

Confira algumas imagens da prova (fotos Adam Tavares – duas primeiras – e Anderson Angelucci):

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!