No melhor estilo alagoano

Atualizado em 25 de julho de 2016
Mais em Notícias

Por Maurício Belfante

Na manhã deste domingo, 25 de outubro, foi realizada a Meia-maratona de Revezamento Braskem Eco Run, em Maceió. Com a largada na Praça Multieventos, o percurso de 21 km foi revezado por equipes de duas ou quatro pessoas. O principal adversário na corrida foi o forte calor na capital alagoana, como explicou a bancária Rosângela Oliveira de Melo Santos.

“A prova estava muito boa, com ótima organização e um bom circuito. Mas o sol estava escaldante, o que dificultou muito a corrida, sendo assim, o desgaste foi além do que imaginávamos”, explicou Rosângela, de 40 anos, sendo dois deles de pura corrida.

Mesmo com o calor, o circuito ajudou os participantes a não terminarem a prova muito desgastados, como disse Itamar de Oliveira de Gouveia, de 39 anos. “O circuito estava perfeito. Em nenhum momento houve uma subida ou descida, foi totalmente plano, desta forma, ajudando-nos a esquivar do forte sol de Maceió”, disse Gouveia, que já corre há oito anos. “Eu precisava perder peso e a melhor maneira de emagrecer foi correr”, finalizou o analista de sistema.

De pai para filho
Envolvido com a corrida há 20 anos, Marcos Ferreira da Nóbrega teve um bom incentivo para começar a dar suas primeiras passadas. Filho de um apaixonado por corrida, o comerciante foi bastante estimulado para começar a correr desde criança, mas demorou a tomar gosto pelo esporte.

“Não foi muito fácil começar a correr. Meu pai gostava muito e, às vezes, o incentivo era tanto que não me motivava. Mas quando já estava mais velho, com 18 anos, decidi iniciar uma tentativa de correr, na qual não parei até hoje”, disse Nóbrega, de 38 anos, que ainda falou sobre o orgulho do seu pai.

“Quando disse para meu pai que estava correndo, ele ficou bastante orgulhoso. A vontade dele sempre foi de me ver correr e hoje até treinamos junto. É o nosso passeio de família”, brincou Nóbrega.

Até que a corrida nos separe
Desde que se casou, Elisa Costa Moreira, de 40 anos, foi muito incentivada pelo marido, que já corria, e acabou empolgando-a para treinos e provas. Desde então a professora de educação física é uma apaixonada pela corrida.

“Meu marido me empolgou muito. Começamos a treinar juntos e até fazer provas da mesma maneira. Se não fosse por ele, talvez não corresse hoje”, disse Elisa, corredora há 13 anos, que ainda completou com a ideologia dos participantes durante a prova.

“A competição foi muito boa. Todos os participantes estavam dando o melhor de si na pista, em uma disputa bem saudável, não se preocupando tanto com o tempo ou ser melhor que o adversário. Não tem como descrever a sensação de terminar uma prova tão difícil como foi a de hoje”, finalizou Elisa.

FotosIgor Pereira

:: Meia-maratona de Revezamento Braskem Eco Run
Data: 25 de outubro de 2009
Horário: 8h
Percurso: 21 km
Clima: Quente
Temperatura: 30ºC (média)

Vencedores

Masculino
Duplas
1º – Paulo Machado dos Santos/ Cristovão da Silva Balbino (1h08min40s)
2º – Antônio Santos/ Roseildo Rocha (1h12min47s)
3º – Icaro da Silva/ Rafael de Deus (1h16min57s)

Quartetos
1º – José Cláudio Lopes da Silva/ José Roberto Nascimento dos Santos/ José Luciano Carnauba dos Santos/ Cristiano Gregório da Silva (1h9min12s)
2º – Flávio Fernando do Nascimento Dias/ Diego Santos Nascimento/ Luiz Gustavo de Andrade Bandeira/ Aldevan Nascimento dos Santos (1h12min10s)
3º – José Santos/ Jones Lima/ Jadson Santos/ Join Morais (1h15min01s)

Feminino
Duplas
1º – Luciane Holanda de Andrade/ Vera Lúcia Leite da Silva (1h26min46s)
2º – Paula Poliana/ Jackeline Viana de Lima (1h53min31s)
3º – Rosangela Oliveira de Melo Santos/ Nicole Laubli Lopes (2h03min35s)

Quartetos
1º – Maria Silvânia Ferreira da Silva/ Angelita Domingas de Nascimento/ Criostina Janaína Cândido da Silva/ Albertina Elias de Lima (1h43min21s)
2º – Aline Pinheirio/ Daniela Maranhão/ Silvana Almeida/ Fernanda Silva (1h47min27s)
3º – Maria Silva/ Valquíria Martins/ Adriana Paz/ Eronilda Pessoa (1h58h35s)