Por Fausto Fagioli Fonseca
Fotos FGFfotografias

A cidade de Porto Alegre recebeu nesta manhã de domingo, dia 21 de junho, a etapa de inverno do Circuito das Estações. E o clima na capital gaúcha contribuiu ainda mais que os animados atletas percorressem os 5 km e 10 km da prova, realizada na orla do Rio Guaíba.

“O clima estava super bom, fresquinho no início, com aquele friozinho, e depois o calor apareceu com mais força”, disse a técnica contábil Ana Marques da Fonseca 37, que também falou sobre a prova. “O percurso aqui é muito legal, já quem é bem plano e tem uma bela paisagem para apreciarmos enquanto corremos”.

A técnica de enfermagem Daniela Leite Braga, 31, corre há três, quando decidiu que precisava de uma atividade física para se manter em boa forma. “Sempre gostei de praticar esportes, e a corrida foi a que melhor me adaptei”, contou.

“Este ano estava meio mal de saúde, então não pude fazer meu melhor tempo, mas a prova em si foi maravilhosa. Se eu pudesse viajaria para todos os outros estados para participar dela várias vezes”, completou Daniela, que disputou o percurso de 10 km.

Contra a balança
As histórias de superação são comuns no esporte. Através dele, muitas pessoas conseguem mudar uma vida inteira, tendo como base a força de vontade. É o caso do coordenador de manutenção Walter Maia Mendes, 27. No início deste ano Maia pesava 131 kg e decidiu que queria trazer mais qualidade para seu dia-a-dia.

“Tinha que mudar, por isso, em janeiro, decidi começar a praticar algum esporte. Escolhi a corrida. Comecei caminhando e fui aumentando minha velocidade devagar. Hoje, depois de cinco meses, com acompanhamento médico, reeducação alimentar e a ajuda do esporte já perdi 30 quilos”, disse o corredor, que tem como meta chegar aos 90 kg.

“Esta foi a primeira competição da qual participei em minha vida, e fiquei realmente impressionado com o nível de organização que encontrei. Cheguei cedo, e desde a retirada dos chips deu tudo certo. Agora quero trazer mais gente pra participar comigo das provas”, disse animado.

O Pelotão Quênia
A edição de inverno do Circuito das Estações em Porto Alegre foi a prova de estreia do novo projeto da Revista O2 em parceria com a Iguana Sports. O Pelotão Quênia tem como objetivo deixar sua corrida mais agradável, separando por faixa de tempo os corredores mais rápidos e os que apenas buscam diversão.

Para o professor de educação física Rafael Nunes do Carmo, 27, que pratica o esporte há três anos, o novo programa pode aumentar ainda mais a qualidade das provas, como o Circuito das Estações.

“Essa nova ideia foi realmente muito boa, ajuda demais. Estava até comentando com alguns amigos. Não há mais aquele tráfego no começo, e, se chegar atrasado, tenho meu lugar garantido no pelotão mais rápido”, disse Nunes, que participa de provas de triathlon e está treinando para disputar um Ironman.

Quem também elogiou o novo projeto foi a engenheira eletricista Liliane Emília Scottá, 28, que corre há cerca de dois anos e participa do Circuito das Estações desde 2007, quando correu na etapa de primavera do Rio de Janeiro.

“É benéfico tanto para quem é mais rápido quanto para quem gosta apenas de participar. Alguns amigos, por exemplo, não se sentiam muito bem ao serem ultrapassados durante a prova, e hoje disseram que foi bem mais agradável participar, já que estavam em um pelotão com uma faixa de velocidade parecida”.

Eles subiram no pódio
Entre os atletas que buscam os melhores tempos a vitória nos 10 km ficou com Dalvani dos Santos, que completou o percurso em 31min23s. Leandro Pinto e Gerson Antônio Moreira ficaram com a segunda e terceira colocações, com os tempos de 32min25s e 32min51s, respectivamente. Na disputa feminina a vencedora foi Elenir Stropper, com 39min07s, seguida por Neli Rosa e Rosane Hak, que fizeram 39min13s e 40min47s, respectivamente.

Nos 5 km Tauro Susin levou a melhor com o tempo de 15min17s. Na segunda colocação ficou Rodrigo da Silva, com a marca de 15min51s, seguido por Osmani Hofstatter, que concluiu a prova em 16min04s. Entre as mulheres Ingrith Nascimento foi a campeã, com 18min52s. Renata Bertoni e Claudia Webber completaram o pódio, com 20min10s e 20min36s, respectivamente.

Circuito das Estações – Etapa de inverno – Porto Alegre
Data: 21 de junho de 2009
Horário: 9h
Distância: 5 km e 10 km
Clima: Ameno
Temperatura: 18 ºC (média)
Inscrição: R$ 41 para membros do Clube O2 e R$ 51 para não membros

Pódio 5 km:
Masculino: Tauro Susin, 15min17s; Rodrigo da Silva, 15min51s; Osmani Hofstatter, 16min04s.

Feminino: Ingrith Nascimento, 18min52s; Renata Bertoni, 20min10s; Claudia Webber, 20min36s.

Pódio 10 km:
Masculino: Dalvani dos Santos, 31min23s; Leandro Pinto, 32min25s; Gerson Antônio Moreira, 32min51s.

Feminino: Elenir Stropper, 39min07s; Neli Rosa, 39min13s; Rosana Hak, 40min47s.

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

11 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

11 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago