Operação Mumbai

Atualizado em 25 de julho de 2016
Mais em Notícias

Por Cesar Candido dos Santos

No próximo dia 18 de janeiro, será disputada na Índia a Maratona de Mumbai, que é a principal prova de 42 km do continente asiático e faz parte do conjunto de corridas conhecido como GROE (Greatest Race On Earth – em português, Maior Corrida da Terra).

A GROE, que é uma iniciativa de banco Standard Chartered, é dividida em quatro etapas (Nairóbi, Cingapura, Mumbai e Hong Kong) e é disputada por equipes do mundo todo. Cada time designa um maratonista por etapa, e na competição indiana o Brasil será representado pela piauiense Rozerene Moraes e o sergipano Everton Moraes.

Em entrevista exclusiva ao O2 por Minuto, o casal comentou sobre as expectativas da prova e revelam que a maior dificuldade que esperam encontrar na Ásia será o forte calor. “O percurso é plano e deve ser bem tranqüilo. O grande problema deve ser o clima, a temperatura lá é muito alta”, destacou Everton. “Sem dúvida nenhuma o calor será um grande desafio, além do nível dos adversários, que é muito alto neste tipo de competição”, concordou Rozerene.

Acostumados a participarem de provas internacionais, os dois estão confiantes e acreditam que têm chances de lutar por um bom resultado. “Sei que enfrentarei os melhores do atletismo, mas este ano estou focado e me preparei melhor do que quando corri em Cingapura. Optei por Mumbai porque ela é mais rápida e sei que posso chegar na frente”, disse Everton.

Já Rozerene, que a princípio participaria da Maratona de Hong Kong e teve que substituir Elizabete Esteves, contundida, garante que a mudança não deve atrapalhar seu desempenho. “A minha preparação foi boa. A troca aconteceu de última hora, mas já vinha fazendo treinos longos e participando de provas, e isto não vai afetar em nada”, explicou.

Trabalho de equipe
Ambos não temem a responsabilidade de representar o Brasil na GROE, e contam com a confiança dos outros integrantes da equipe. “Sei que todos apostam em mim para conquistar um bom resultado. Apesar de ser um time, na hora conta muito o individual. Se eu for bem, a equipe vai bem e pode melhor na classificação”, disse Everton. “A equipe feminina está muito longe das três primeiras posições, mas vou entrar na prova para dar o meu melhor”, garantiu Rozerene, que sabe da importância de um bom resultado em competições internacionais para sua carreira.

“Este tipo de prova traz uma experiência muito grande. Além de conhecer culturas e pessoas novas, dá bagagem para o atleta e enriquece muito o currículo para o futuro”, declarou. “A experiência é única e é muito importante conquistar um bom resultado. Um atleta nunca pode deixar passar as oportunidades que tem. Disputar uma competição como esta é muito motivante”, concorda Everton.

O fato de treinarem e participaram juntos da competição também é uma motivação extra para o casal. “Isso é muito bom. Um ajuda o outro durante os treinos. Os dois trabalhando unidos favorece muito e fica mais fácil superar as dificuldades”, disse Everton. “Um sempre colabora com o outro. Apesar da prova ser individual e saber que ele vai chegar na minha frente, fico torcendo pelo Everton e sei que ele também torce por mim”, finalizou Rozelene.