Organização do Mundial de Meia foi aprovada

Atualizado em 25 de julho de 2016

O Rio de Janeiro tem que demonstrar sua capacidade de receber uma Olimpíada. Para isso, os cariocas trataram o Mundial de Meia-maratona e a Meia do Rio, realizada nesse domingo, 12 de outubro, como mais um teste de que a cidade tem plenas condições de sediar um evento do porte dos Jogos. Com isso, no sábado, 11, na assembléia geral da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), o Brasil apresentou a candidatura do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016.

“Foi mais um grande evento aqui no Rio de Janeiro, e, aos poucos, mostramos que temos condições de fazer uma Olimpíada”, disse Márcia Lins, presidente da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj). “Foi um sucesso. Receber competições tão importantes só reforça a nossa condição para 2016”, completou.

Sebastian Coe, vice-presidente da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo) e presidente do comitê organizador das Olimpíadas de Londres, em 2012, também aprovou o evento. “Quando pensamos em promoção do esporte, o grande desafio é ter mais gente correndo e manter um padrão. Eu vi as duas coisas aqui”.

Mesmo com os elogios, a organização não se posicionou como se estivesse fazendo campanha para ser a sede dos jogos de 2016. Serguei Bubka, atual vice-presidente sênior da Iaaf, disse que a disputa será apertada. “O Pan-americano de 2007 foi bom e esse sucesso foi ótimo para o Brasil. Mas ainda haverá investigação minuciosa para sair a decisão”, falou Bubka.